Alerta: Degradação acelera desertificação e semiárido paraibano pode perder 70% da sua área cultivável
O uso intenso da terra e os desmatamentos agregados às mudanças climáticas provenientes da degradação ambiental estão intensificando cada vez mais o processo de desertificação em áreas do semiárido brasileiro.
Estudos revelam que na Paraíba cerca de 70% do semiárido já está enfrentando esse problema e se nada for feito para combater, a previsão é que em 2035 boa parte das terras se tornem incultiváveis e cerca de 36 milhões de pessoas sejam afetadas. O processo de desertificação no Estado é de moderado a severo em terras do Cariri, Seridó e Sertão.
Segundo o representante do Ministério do Meio Ambiente, José Roberto de Lima, a situação está se agravando cada vez mais e é possível verificar que as secas estão cada vez mais fortes e prolongadas e as chuvas mais intensas e concentradas. Mudanças climáticas críticas para o futuro, pois potencializam o processo de desertificação, onde as terras, em sua maioria, expostas a esse tipo de alterações perdem sua capacidade produtiva provocando uma imigração do campo e como se sabe, a zona urbana não tem capacidade para comportar uma migração de forma brusca.
Para José Roberto não há mais tempo para empurrar o problema com a barriga e jogar para debaixo do tapete. “O processo já está em curso será mais impactante quanto maior for a degradação ambiental”, enfatizou. É preciso a criação de políticas públicas mais atuantes que façam frente a esses cenários preocupantes. Para isso foi criado o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca -PAE que sob a coordenação de José Roberto tem ganhado muita importância, principalmente no Nordeste. O projeto já elaborado no âmbito nacional agora está explorando o plano estadual.
A sociedade precisa está em alerta. Alguns ambientalistas costumam dizer que o processo de desertificação é tão antigo quanto a própria existência humana e tem se acelerado muito devido as alterações climáticas e o poder de destruição ambiental do homem que está cada vez maior. Antigamente para se devastar uma área com caatinga levava dias com machado, depois veio a moto serra, hoje temos o chamado correntão gaúcho que em dez minutos devasta uma grande área. Há registros que em determinadas regiões a temperatura sofreu um aumento de 4 graus, em João Pessoa foi verificado um aumento de 2 graus.
O governo do Estado da Paraíba preocupado com os dados alarmantes está se empenhando com várias ações para substanciar o combate à desertificação, a começar pela capacitação de coordenadores ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente para auxiliar na elaboração do PAE no Estado. Estudos para detectar os principais problemas do Estado e apontar as formas para solucionar já foram iniciados.
Uma das alternativas para minimizar o problema seria começar a pensar no crescimento econômico a partir de produtos originários da caatinga, explorando uma cultura de aproveitamento que tem grande valor de mercado a exemplo do Alecrim Pimenta bastante utilizado em produtos farmacêuticos. Outra proposta é a implementação de um sistema de captação e armazenamento da água das chuvas em todas as construções, como em Curitiba que atualmente se tornou uma lei.
Para o secretário estadual da Semarh, Francisco Sarmento, o governo está dando um dinamismo maior e vem desenvolvendo políticas de conscientização, com ações junto às comunidades, universidades, no objetivo de melhora o conhecimento e formar uma base de informações adequadas para o futuro.
A verdade é que os problemas ambientais precisam ser prioridade tanto na esfera pública como na privada. É preciso melhorar o nível de conhecimento da sociedade, com pessoas mais treinadas e bem informadas, conscientes de que preservar o meio ambiente não é só um dever, mas também uma necessidade.
Milena Feitosa
PB Agora
O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…
O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, também anunciou nesta sexta-feira (30),…
O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), celebrou a…
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Gerência de Vigilância…
Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira, 30, o pagamento da folha salarial dos servidores…