Categorias: Paraíba

PB participa de mobilização nacional contra Aedes

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PB), participa nesta sexta-feira (2) das atividades da mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti. As Gerências Regionais de Saúde e municípios estarão juntamente engajadas, com foco na eliminação dos criadouros.

De acordo com a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES-PB, Izabel Sarmento, com a chegada do verão, o ciclo evolutivo do Aedes reduz de sete para cinco dias, motivado pelas chuvas espaçadas e o intenso calor da estação, que vai de dezembro a março. “Por isso, se faz necessário que as ações sejam intensificadas previamente e de forma contínua. Uma mobilização como esta traz um alerta e convoca todas as instâncias (federal, estadual e municipal), junto à população, para juntos combatermos o mosquito”, alertou.

A primeira atividade será uma visita aos carros do pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), às 8h30, em Bayeux, com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo. “Na oportunidade, será assinada a autorização de liberação para leilões de veículos inservíveis que se encontram na PRF e servem de criadouros do mosquito”, informou Izabel.

A equipe da mobilização, juntamente com o ministro das Cidades, segue, depois, para visita à Escola Técnica Estadual de Bayeux. Em seguida, Bruno Araújo conhecerá a Sala Estadual de Situação, no Espaço Cultural, que desenvolveu, entre outras ações, o aplicativo Aedes na Mira. As atividades serão concluídas na Unidade de Saúde da Família, da comunidade Brasília de Palha, no Miramar.

Mobilização – A ação nacional será coordenada pelo Ministério da Saúde e o Governo da Paraíba, por meio de diversas secretarias e outras instituições estaduais. A atividade deve envolver os trabalhadores num momento de discussão e sensibilização, por 10 a 15 minutos, sem paralisação das atividades e ainda uma vistoria nos ambientes internos e externos de todos os espaços públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

A ação é semelhante à outra iniciada pelo Governo do Estado em dezembro de 2015. De acordo com o Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi instituído o “dia da faxina”, no qual todas as quartas-feiras, os órgãos estaduais promoviam, entre seus trabalhadores, uma vistoria com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito.

Além da participação das instituições, é importante o envolvimento da população, que deve fazer a sua parte, descartando todos os objetos que venham a ser possíveis criadouros, evitando o nascimento e a proliferação do mosquito.



Redação com Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Procissão de Nossa Senhora da Conceição deve reunir multidão em CG nesta 2ª

Fé, devoção e oração. A Diocese de Campina Grande, celebra nesta segunda-feira (08), o ápice…

8 de dezembro de 2025

Feriado: Frota de ônibus de João Pessoa vai contar com operação especial nesta segunda

Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…

8 de dezembro de 2025

João Pessoa mantém pontos extras de vacinação abertos durante feriado desta segunda

A Prefeitura de João Pessoa manterá o funcionamento dos três pontos extras de vacinação durante…

8 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque nacional no turismo de observação de aves

A Paraíba ocupa uma posição relevante no cenário do turismo de natureza no Brasil. O…

8 de dezembro de 2025

Bica reforça medidas de segurança e passa por reavaliação

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa está executando um conjunto…

8 de dezembro de 2025