A Paraíba é o segundo estado do país que apresentou a maior proporção de redução da violência letal no primeiro semestre deste ano, com uma diminuição de 22,4% dos homicídios, ficando abaixo apenas de Roraima, com queda de 22,5%. No país, a redução dos assassinatos foi de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apontados pelo Monitor da Violência, divulgados nesta quinta-feira (17).
Na avaliação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os investimentos realizados no setor nos últimos anos, e, sobretudo, a atenção e priorização do desenho de políticas públicas que articulem prevenção e repressão qualificada contribuíram para a redução da violência letal.
Na Paraíba, destacam-se os investimentos de mais de R$ 140 milhões na implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em Patos, Campina Grande e João Pessoa, que são equipados com tecnologia de ponta — com 1.600 câmeras espalhadas por toda a Paraíba, alimentando o sistema de videomonitoramento, ferramenta essencial no aprimoramento do trabalho das forças policiais, tanto na coibição quanto na inibição de crimes.
De acordo com o Monitor da Violência, além da Paraíba e Roraima, os outros Estados que apresentaram a maior proporção de redução da violência letal no primeiro semestre deste ano foram Sergipe com diminuição de 19,01%; e Rondônia com queda de 19,1%. O estudo aponta ainda que todos os estados com as maiores quedas são das regiões Norte e Nordeste do país.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…