A Paraíba o tempo todo  |

PB é destaque em concurso nacional de redação e desenho

A Paraíba se destacou em números de trabalhos inscritos e de escolas participantes do 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (https://bit.ly/2lSU7ZW). Foram 4.356 atividades elaboradas por alunos matriculados em 984 escolas públicas e privadas do Estado. O resultado do concurso nacional será divulgado até o dia 29 de novembro. Além de concorrerem à premiação nacional, os trabalhos dos paraibanos participarão da etapa estadual, realizada pelo Ministério Público da Paraíba, CGU e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) com premiação prevista para o início do próximo ano.

O secretário de Planejamento e Gestão do MPPB e coordenador estadual do Focco-PB, Leonardo Quintans, lembrou que essa participação massiva de alunos e escolas paraibanas se deve à mobilização realizada pelos órgãos que promovem a etapa estadual do evento, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Educação. “Agradecemos a todos os parceiros dessa iniciativa. O objetivo é difundir a mensagem da importância do combate à corrupção, conscientizando estudantes para que trabalhem temas ligados à ética e à cidadania e sejam multiplicadores na sociedade”, lembrou o promotor de Justiça.

PB, primeiro lugar em participação

No Brasil, o concurso obteve inscrições nas 27 unidades federativas. Depois da Paraíba, que teve 4.356 desenhos e redações inscritos e 984 escolas participantes, aparece São Paulo, em segundo lugar, com 1.822 ou 41% do total da Paraíba. Vale lembrar que a população da Paraíba equivale a menos de 10% da de São Paulo.

Em número de escolas, SP também, aparece como segundo colocado, com 420 unidades inscritas (validadas), ou seja, menos de 43% do total de escolas paraibanas participantes. No total, foram 4.049 escolas participantes, sendo que 24% delas estão na Paraíba. A premiação nacional será feita em 14 categorias, sendo a 14ª categoria “Escola-Cidadã”, que vai premiar o melhor trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

A etapa estadual

O tema do concurso é “Faça o que é certo ainda que ninguém veja”. Passada essa etapa nacional, haverá a seleção estadual, que terá correção local e premiação específica. Todos os inscritos estão participando automaticamente. São alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, concorrendo através de desenhos, e estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º do médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) concorrendo com redações.

Na etapa estadual, serão premiados 13 vencedores (um de cada ano), elencados em categorias. Se houver vencedor paraibano na etapa nacional, ele estará, automaticamente, entre os 13 premiados da etapa estadual, um de cada série.Os estudantes do ensino fundamental que obtiverem os melhores resultados receberão tablets. Já os alunos do ensino médio e do EJA serão premiados com um curso de português do Centro Zarinha, parceiro do evento. A premiação da etapa estadual deverá ser feita até fevereiro do próximo ano.

 

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe