Quem resiste ao olhar de um animal pedindo comida? Mas saiba que é preciso redobrar os cuidados durante a Páscoa, a ingestão de chocolate em grandes quantidades pode matar o bichinho de estimação. “A teobromina é uma substância tóxica para o sistema nervoso de cães e gatos. O doce também possui alto teor de gordura e açúcares e pode causar sérios danos gastrointestinais”, explica Janaína dos Reis, veterinária da clínica Patas Urbanas. Controle a tentação de oferecer pedacinhos e não deixe os ovos ao alcance dos pequenos.
Os primeiros sintomas surgem entre quatro a seis horas após a ingestão. A manifestão clínica mais discreta começa com vômito e diarreia. “Quanto mais escuro for o chocolate, maior a concentração. Cerca de 30 gramas já pode causar intoxicação em bichos de pequeno porte. Em filhotes tende a ser mais rápido devido à velocidade do metabolismo”, conta a veterinária. Casos graves incluem hipertermia, respiração ofegante, tremores, arritmia, hipertesão arterial, gastroenterite hemorrágica e dor abdominal. “Se ele não receber tratamento emergencial, o quadro pode evoluir para coma e morte”, explica.
A solução para donos que desejam agradar o animal durante a comemoração em família são as frutas, como maçã ou banana. Ou ainda petiscos que ele esteja acostumado. “Para fazer menção à Páscoa, o tutor pode oferecer uma ou duas unidades de cenourinha baby ou um ovinho de codorna cozido”, ensina Renata Ferraz, pet chef da Cãolinária.
A profissional alerta que o alimento não deve substituir as refeições e é preciso consultar o veterinário para saber se o cachorrinho está liberado para consumo.”Os cães sempre querem mais, mas como responsável o tutor tem que se lembrar do ‘não’. A maioria se deixa levar pela emoção do olhar de pidão e não pode”, finaliza.
UOL
Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…
Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…
As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…