Categorias: Paraíba

Paraty entra para a seleta lista de patrimônios mundiais da Unesco

Demorou, mas Paraty finalmente entrou para a seleta lista de patrimônios mundiais da Unesco. Após a recusa de 2009, a pequena cidade fluminense voltou a apresentar sua candidatura no ano de 2018, tornando-se o primeiro sítio misto do Brasil, com título de Patrimônio Cultural e Natural.

Paraty realmente é uma preciosidade, seja por questões culturais, seja no quesito biodiversidade. A cidade é recheada de cachoeiras, praias e construções de interesse histórico. Como se não bastasse, é palco de festivais culturais de renome, como a Flip e o Paraty em Foco.

Festivais

Paraty é das raras cidades interioranas que recebem festivais culturais de alcance internacional. E com bastante frequência, principalmente no inverno. Sem dúvidas, o principal deles é a Festa Literária de Paraty (Flip), que ocorre sempre em julho e recebe escritores renomados. Todos os anos, a Flip homenageia um autor. Em 2019, foi a vez de Euclides da Cunha, que escreveu o clássico Os Sertões.

Para quem gosta de fotografia, tem o Paraty em Foco, em setembro. Já os amantes de jazz e blues têm um motivo a mais para visitar a cidade em maio: o Bourbon Festival Paraty. Em agosto, é a vez do Festival da Cachaça, dedicado a apresentar a variada produção regional da tradicional bebida. Na estação mais quente, o grande destaque é o festival Viva Verão, com shows ao longo do mês de janeiro.

 

Cachoeiras de Paraty

 

Além de darem todo um charme à paisagem, as montanhas paratienses garantem uma profusão de quedas d’água. Uma das mais procuradas, a Cachoeira da Pedra Branca chama a atenção pela beleza. Fica em área particular, logo, cobra a entrada. A cachoeira da Jamaica também é belíssima, bastante frequentada por casais e famílias.

Já o Poço do Tarzan e a contígua Cachoeira do Tobogã costuma atrair os mais aventureiros, que deslizam por uma pedra polida, similar a um grande escorregador, caindo num poço de água clara. Outra cachoeira perfeita para quem gosta de adrenalina é o Poço dos Ingleses. É possível pular de uma corda amarrada em um galho bem acima do poço.

Há muitas outras quedas, como o Poço da Laje e a Sete Quedas. A grande vantagem das cachoeiras de Paraty é que elas ficam bem perto uma da outro. Para quem está de carro, dá para conhecer várias delas no mesmo dia.

 

Praias de Paraty

A mais próxima do centro é a Praia do Pontal, pequena e calma. Para uma vista ainda melhor, vale a pena caminhar mais um pouquinho até a Praia do Jabaquara, que tem uma boa faixa de areia e vários quiosques.

 

Se o objetivo for tomar banho de mar, surfar ou mesmo nadar com peixinhos coloridos, o melhor a se fazer é dirigir poucos quilômetros até a vizinha Trindade. A Praia do Meio e a Praia Brava são boas para pegar onda. Já as piscinas naturais do Cachadaço são calmas, perfeitas para fazer snorkel. Há ainda a opção de fazer passeios de escuna ou barco pelas paradisíacas ilhas da região e praias mais afastadas. Diversos barqueiros oferecem esse serviço, saindo do porto de Paraty. Clique aqui para saber como organizar um passeio de escuna em Paraty

Atrações históricas

Perder-se pelas ruelas estreitas de Paraty é, por si só, uma viagem no tempo. A começar pelo próprio calçamento das ruas, em pé de moleque, com aquelas pedra lisas e irregulares que exigem um grande malabarismo dos pedestres (sim, sapatos confortáveis são essenciais). Da Rua do Comércio, à Igreja Matriz, o visitante tem diante de si um labirinto de casas coloniais coloridas. Há lojas de artesanato, cafés, sorveterias e restaurantes de primeira. Destaca-se a Rua do Fogo, antigo ponto de meretrício da cidade.

No quesito arte sacra, as igrejas coloniais são verdadeiras preciosidades. Bem próxima ao Cais de Paraty, a igreja Santa Rita destaca-se na paisagem. Outras igrejas com importância histórica são a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Igreja da Matriz, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A cidade conta ainda com um Museu de Arte Sacra.

O Forte Defensor Perpétuo é parada obrigatória, seja por sua sede imponente cercada por canhões, seja pela incomparável vista panorâmica, talvez a melhor de Paraty.

Para chegar na cidade, é melhor comprar passagens aéreas para o Rio de Janeiro ou para São Paulo, já que a cidade está praticamente “no meio” das duas metrópoles. Ambas têm ônibus direto para Paraty.

Vale lembrar que é recomendável sempre comprar as passagens com antecedência, para conseguir bons descontos. Uma dica é se cadastrar em newsletters e ficar de olho nas redes sociais para não perder as promoções. Outra é checar voos no site da MaxMilhas, que oferece descontos o ano todo.

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026