A Paraíba o tempo todo  |

Paraibanos elegem neste domingo mais de 1.200 conselheiros em todo o Estado

Para abrir a P1 neste domingo

Eles fizeram campanha como se fossem candidatos a vereador, com direito a pedido de voto, distribuição de santinhos e propostas de de trabalho.

As eleições para Conselheiro/a Tutelar, em todo o âmbito nacional, ocorrerão no próximo dia 6 de outubro. Este ano, 223 municípios da Paraíba deverão escolher os novos/as conselheiros/as tutelares e seus suplentes, que serão “guardiões” do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) durante os próximos quatro anos. Ao todo, são cerca de 1.200 conselheiros distribuídos em 236 sedes no estado.

 O pleito acontece das 9h às 17h e pode votar qualquer pessoa que em situação regular com a Justiça Eleitoral e que tirou o documento oficial até o dia 28 de junho. Os eleitores devem levar para a cabine de votação um documento oficial com foto. O voto é facultativo e o resultado deve ser divulgado por volta das 19h do domingo.
Em João Pessoa, são sete áreas de atuação, contra 4 em Campina Grande. Ao todo, 35 pessoas devem ser eleitas conselheiros tutelares em João Pessoa e 20 em Campina Grande. Em João Pessoa, serão 81 candidatos nas sete regiões. Já em Campina Grande serão 77 candidatos.

Em Campina Grande a eleição vai contar com 72 urnas que foram disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Um esquema se segurança especial também foi montado pela Polícia Militar para garantir a tranquilidade no pleito.

O Conselho Tutelar é o mecanismo de proteção à criança e ao adolescente regido pela lei nº 8.069/1990. Para concorrer ao pleito, o/a conselheiro/a tutelar precisa ter reconhecida sua idoneidade moral, idade superior a 21 anos, ter nível de escolaridade médio e residir no município. Além disso, há uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda) que estabelece que os/as candidatos passem por uma capacitação antes da eleição. O período de campanha eleitoral foi iniciado no começo de setembro e seguiu até o dia 4 de outubro, dois dias antes do pleito.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe