O nome de Willians Silva de Araújo ficará marcado na história do esporte paralímpico. O judoca paraibano, natural de Sapé, conquistou neste sábado (7) a medalha de ouro nas Paralimpíadas de Paris 2024, no penúltimo dia dos Jogos. Willians brilhou na categoria acima de 90kg, classe J1, ao derrotar o moldavo Ion Basoc na grande final, garantindo o título para o Brasil.
Com uma campanha impecável, Willians venceu todas as suas lutas por Ippon. Na estreia, superou Yerlan Utepov, do Uzbequistão, e na semifinal derrubou Ganbat Dashtseren, da Mongólia. Na decisão, depois de alguns minutos de estudo, o paraibano conseguiu um wazari e logo em seguida aplicou uma imobilização que resultou em Ippon, encerrando o combate com maestria.
Willians perdeu a visão aos 10 anos, após um acidente com espingarda, mas encontrou no judô uma nova paixão, começando a praticar o esporte aos 16 anos, em 2009.
Este é o segundo ouro paraibano nas Paralimpíadas de Paris 2024. Antes de Willians, o velocista Petrúcio Ferreira já havia subido ao lugar mais alto do pódio, vencendo os 100m rasos na classe T47.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…
A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…
A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…
O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…