O paraibano Petrúcio Ferreira conquistou, nesse domingo (25), a medalha de ouro na modalidade de atletismo nos Jogos Parapan-Americanos, que ocorrem em Lima, no Peru. Petrúcio, que é natural de São José do Brejo do Cruz, na região de Catolé do Rocha, foi primeiro lugar na prova dos 400 metros rasos com o tempo 49 segundos e 25 centésimos.

O paraibano ainda competirá em duas provas. Nesta terça-feira (27), disputará as eliminatórias dos 100 metros, prova que ele conseguiu o ouro nas Paralimpíadas do Rio 2016 e ainda na última edição do Parapan, em Toronto 2015, além do revezamento 4 por 100. As finais ocorrerão na quarta-feira (28). Petrúcio, que tem 22 anos, é o atual recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos com as marcas de 10 segundos e 50 centésimos e 21 segundos e 10 centésimos, respectivamente.

Petrúcio Ferreira foi descoberto nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, em 2013, quando na oportunidade, jogava a modalidade de futsal. “Ele estava jogando futsal pela etapa regional de Catolé do Rocha e quando eu vi seu desempenho, o convidei a fazer parte dos programas do Governo do Estado voltados para o para-desporto e agora, é um dos maiores atletas do mundo”, disse Ricardo Ambrósio, técnico da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Nesta edição dos Jogos, a Paraíba conta com 19 integrantes na delegação brasileira. No atletismo, Cícero Valdiran, Petrúcio Ferreira e Ariosvaldo Fernandes, além do técnico Pedro de Almeida, enquanto que no futebol de 5, os jogadores Luan Lacerda e Matheus Costa também foram convocados juntamente com a comissão técnica formada por: Fábio Luiz (técnico), Josinaldo Costa (assistente), Alexandre Sérgio (fisiologista) e Halekson Barbosa (fisioterapeuta).

Na seleção brasileira de goalball feminino, Dailton Freitas e Jonatas Castro, estão nos Jogos como técnico e auxiliar, respectivamente e no masculino, os paratletas Émerson Silva e José Roberto. A Paraíba também tem representantes no halterofilismo com: Ailton de Andrade e Maria Luzineide e na natação, com o Adeilton Dantas, que está como enfermeiro da modalidade. No taekwondo, Silvana Fernandes foi a paraibana convocada e no voleibol sentada, Agtônio Dantas.

Redação com Secom/PB

Total
12
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PM é condenado por atirar em local público durante festa, no Sertão

Um policial militar foi condenado por ato de improbidade administrativa em virtude de ter atirado durante a realização de uma festa em um clube na cidade de Pombal. Além da…

BASTIDORES: José Maranhão acena bandeira branca para João Azevêdo

O mal-estar instalado dentro da cúpula socialista na Paraíba continua a gerar desdobramentos. Depois do ex-governador Roberto Paulino (MDB) convidar o governador João Azevêdo (PSB) para se filiar à legenda,…