Ponte sobre o rio Piancó — Foto: Reprodução/DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PB) identificou quatro pontes federais no estado em estado crítico, conforme levantamento realizado pelo órgão. O último diagnóstico completo das pontes ocorreu em 2020, quando 10 estruturas estavam nessa condição. Desde então, seis delas receberam melhorias e foram recuperadas, restando as quatro pontes que ainda exigem atenção urgente.
As pontes em situação mais delicada estão localizadas nas rodovias BR-361/PB, BR-104/PB e BR-230/PB. Elas incluem a ponte sobre o rio Piancó, na BR-361, a ponte sobre o rio Piaba, na BR-104, e as pontes sobre os rios Patú e Cajá, na BR-230, localizadas nos quilômetros 82 e 84, respectivamente.
Situação das Estruturas e Planos de Reabilitação
O superintendente do DNIT-PB, Antônio Monteiro, informou que a ponte sobre o rio Piaba já foi desativada, com a população utilizando um desvio para trafegar pela região. Segundo ele, essa estrutura será demolida e reconstruída de forma integral. As demais pontes em estado crítico também passarão por uma reabilitação completa, com contratos em andamento para a execução das obras.
Monteiro destacou que, apesar do estado crítico dessas pontes, nenhuma delas apresenta risco iminente de colapso, e o DNIT-PB está tomando todas as medidas preventivas e corretivas necessárias para garantir a segurança dos usuários. “Todas as ações estão sendo planejadas com cuidado, para que as pontes possam ser recuperadas sem comprometimento da segurança”, afirmou o superintendente.
Investimentos em Manutenção de Estruturas na Paraíba
De acordo com o DNIT-PB, o estado conta com 319 estruturas especiais, incluindo pontes, viadutos, passagens inferiores e passarelas. Desde o início do trabalho de manutenção, o departamento já investiu R$ 29,7 milhões na conservação dessas estruturas. Esses recursos foram direcionados para serviços essenciais como limpeza, pintura, reparos estruturais e a troca de juntas de dilatação e pingadeiras, ações fundamentais para garantir a durabilidade e a segurança das estruturas.
Até o momento, 194 dessas estruturas já passaram por intervenções, representando quase 70% do total de pontes e viadutos sob a responsabilidade do DNIT-PB. O órgão segue priorizando os serviços conforme a gravidade das patologias identificadas nas estruturas, com o objetivo de atender primeiro as mais necessitadas de reparos.
Novos Levantamentos e Projeções
O DNIT-PB também anunciou que um novo levantamento sobre a situação das pontes no estado será realizado no próximo ano. O monitoramento contínuo visa manter as condições de segurança e evitar maiores problemas nas rodovias federais da Paraíba.
Com os investimentos em andamento e os planos de reabilitação das estruturas em estado crítico, o DNIT-PB busca garantir a segurança dos motoristas e a preservação da infraestrutura rodoviária do estado.
Redação com G1
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