Categorias: Paraíba

Paraíba tem 19 empregadores na nova “Lista Suja” do trabalho escravo; e combate a escravidão é prioridade de nova procuradora

PUBLICIDADE

Condições sanitárias insalubres e alojamentos precários. Retenção de documentos e ambientes degradantes. O trabalho em condições análogas à escravidão ainda é uma realidade da Paraíba. O Estado tem 19 empregadores na nova “Lista Suja” do trabalho escravo do governo. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que atualizou, esta semana, o Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão a chamada “Lista Suja”.

A nova publicação traz 19 registros da Paraíba, entre pessoas físicas e jurídicas, referentes a casos ocorridos entre 2020 e 2025.

De acordo com a Auditoria Fiscal do Trabalho, 147 trabalhadores foram resgatados nessas operações. As atividades com maior incidência de irregularidades foram pedreiras e construção civil, setores historicamente mais vulneráveis a esse tipo de exploração.

Os casos foram identificados em Campina Grande (8 registros), Cabedelo (4), Taperoá (3), João Pessoa (2), Tacima (1) e Serra Branca (1). Em todos os casos, os empregadores passaram por processos administrativos e tiveram direito à ampla defesa antes da inclusão no cadastro.

Em todo o Brasil, foram adicionados 159 empregadores no cadastro, o que representa um aumento de 20% em relação à última atualização. Desse total, 101 são pessoas físicas (patrões) e 58 são empresas (veja os empregadores paraibanos incluídos na lista ao fim da matéria).

Foto Ministério do Trabalho/Divulgação

Os empregadores envolvidos tiveram direito a defesa antes de terem seus nomes incluídos na lista, segundo o MTE.

A “lista suja” é um documento público divulgado semestralmente pelo Ministério do Trabalho, em abril e outubro, com o intuito de dar visibilidade aos resultados das fiscalizações do governo de combate ao trabalho escravo.

A nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), Dannielle Christine Dutra de Lucena, disse essa semana, que uma de suas prioridades é combater qualquer tipo de trabalho escravo no Estado.

“O Ministério Público do Trabalho tem atuações importantes na Paraíba, como o combate à exploração do Trabalho Infantil. Pretendemos, na nossa gestão, intensificar ainda mais esse trabalho e também atuar para a inclusão de grupos mais vulneráveis no mercado de trabalho formal, como pessoas com deficiência (PCDs) e mulheres vítimas de violência”, afirmou a nova procuradora-chefe do MPT-PB, Dannielle Christine Dutra de Lucena.

Essa iniciativa segundo ela, reforça a missão institucional do MPT de proteger os direitos dos trabalhadores e combater violações graves como o trabalho análogo à escravidão. 

Somente em uma operação 112 trabalhadores em condições análogas à escravidão, em obras de edifícios nas cidades de João Pessoa e Cabedelo, na Paraíba. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o número de trabalhadores resgatados em 2025 soma o total de 225, um crescimento de 324% em relação à 2024.

Conforme o MPT, os resgatados trabalhavam em obras de oito empresas e vinham de pelo menos 20 municípios do interior da Paraíba e ainda dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Os trabalhadores eram mantidos em alojamentos precários, onde dormiam em beliches ou colchões no chão, em condições sanitárias insalubres.

Em uma das operações a procuradora do Trabalho Laura Valença, ressaltou que muitas vezes, as pessoas têm a ideia de que a escravidão contemporânea se confunde apenas com a situação de cerceamento de liberdade, seja por retenção de documento, seja por servidão por dívidas.

O que o MPT encontrou nessas operações, segundo ela, diz respeito a uma outra situação que também é de condição análoga à escravidão, que é exatamente essa condição degradante de trabalho que avilta a dignidade do trabalhador.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena revoga artigo que flexibilizava Lei do Gabarito em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), editou nessa quinta-feira (18) uma Medida Provisória…

19 de dezembro de 2025

Homem com tornozeleira eletrônica é alvo de tentativa de homicídio em Mangabeira

Um homem de 31 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi alvo de uma tentativa de…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025

Identidade cultural da PB fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025