Categorias: Paraíba

Paraíba reúne líderes em evento da ONU que discutirá governança na internet

PUBLICIDADE

 A cidade de João Pessoa se tornará a capital mundial da internet durante a 10ª edição do Internet Governance Forum (IGF), que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções. O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006 pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. O evento vai reunir mais de duas mil pessoas de 130 países, entre chefes de Estado, empresários e pessoas e entidades ligadas à Tecnologia da Informação.

 

O governador Ricardo Coutinho recebeu em audiência, na Granja Santana, o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser, e o diretor de Ciência e Tecnologia do Itamatary, Jandir Ferreira. Na ocasião, as autoridades discutiram e planejaram a organização do evento da ONU.

 

Durante a reunião, ficou definido que até o mês de maio será realizado o lançamento oficial do Fórum em João Pessoa e na Conferência Mundial da ONU, a ser realizada em setembro, em Nova York. Ricardo Coutinho garantiu total apoio do Governo do Estado na realização do evento e destacou a necessidade do fórum desenvolver programas na área da internet que fiquem como legado para alguns municípios paraibanos.

 

Ricardo destacou que a Paraíba tem se destacado na área de Tecnologia da Informação com a realização de eventos como a Conferência Brasil-Canadá e a Robocup. “Sabemos da importância desse fórum mundial sobre governança na internet e a nossa meta será contribuir para que essa seja a melhor das dez edições já realizadas e deixe sementes importantes em nosso Estado”, completou.

 

O secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser, afirmou que existe uma discussão há dez anos sobre governança na internet com a realização de fóruns sobre desafios, modelos e experiências de sucesso adotadas no mundo e que podem ser replicados em outras localidades.

 

“Pela 2ª vez o Brasil sedia o fórum por ser um país de ponta na internet e a cidade de João Pessoa foi escolhida pela necessidade do evento ser fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília, pela Paraíba ter um Centro de Convenções de alto nível que já realiza grandes eventos como a Robocup e pelo apoio que vem sendo dado pelo Governo do Estado”.

 

Hartmut Glaser acrescentou que João Pessoa será a capital mundial da internet durante uma semana, com discussões de alto nível sobre ela deve se desenvolver para as próximas gerações. “Até hoje a administração da internet tem um cordão umbilical muito grande com os Estados Unidos, mas o próprio país já decidiu flexibilizar essa vinculação, assim como já ocorre no Brasil com a participação não apenas do governo, mas de universidades, iniciativa privada e entidades do terceiro setor. Esse tema será amplamente discutido em João Pessoa, assim como o futuro desse vínculo da internet com uma nova estrutura internacional”, completou Glaser.

 

A reunião também contou com as presenças do secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Claudio Furtado, e do diretor da Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), Percival Henrique.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça afasta juiz da 1ª Vara Cível de João Pessoa por suspeita de vender decisões

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou o afastamento, por 180 dias, do juiz…

10 de dezembro de 2025

Justiça converte em preventiva a prisão de PM que confessou feminicídio às margens da PB-095

A Justiça converteu, nesta quarta-feira (10), em preventiva a prisão em flagrante do policial militar…

10 de dezembro de 2025

Presente de Natal? Câmara aprova projeto que reduz 13º salário de médicos em Cabedelo

A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou ontem, terça-feira (9), o projeto enviado pelo Executivo municipal…

10 de dezembro de 2025

Oportunidade: UEPB vai ofertar quase seis mil vagas pelo Sisu em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) confirmou que vai disponibilizar 5.918 vagas para ingresso em…

10 de dezembro de 2025

Você viu? MPF pede que Cássio devolva valores recebidos acima do teto enquanto senador

O Ministério Público Federal acionou o Supremo Tribunal Federa, semana passada, para que o ex-senador…

10 de dezembro de 2025

Seap-PB confirma feridos após tumulto em presídio de Patos e mobiliza forças especiais

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta…

10 de dezembro de 2025