A onda de ataques a bancos e caixas eletrônicas não para de crescer e preocupa cada vez mais as autoridades. Somente este ano, a Paraíba registrou 58 ocorrências de violência contra bancos no primeiro semestre segundo balanço realizado pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba. Entre os casos, houve 32 explosões, 16 arrombamentos, três assaltos, três tentativas e duas saidinhas de banco.
O último ataque teve como alvo a cidade de Boa Vista, na região metropolitana de Campina Grande e aconteceu na madrugada desta segunda-feira (1º).
De acordo com informações, o grupo era formado por seis homens. Ele chegaram ao município, se dirigiram até o prédio dos Correios e instalaram os explosivos.
Após detonarem os explosivos, deixaram o local atirando para o alto para tentar intimidar a população e uma possível reação da polícia.
Os ataques a bancos têm sido frequentes desde 2012, inicialmente com um número mais expressivo de explosões. Em relação ao primeiro semestre, em 2013 foram 85 casos e em 2014 baixou para 65. No ano de 2015, os números aumentaram novamente para 77 ocorrências. E voltou a diminuir em 2016, com 56 casos.
Os bandidos usam praticamente os mesmos modos operantes. Geralmente eles chegam nas cidades em bando, explodem as agências e depois fogem atirando para cima, deixando a população aterrorizada.
De acordo com o Secretário de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, a maior preocupação do governo é com as explosões, tendo em vista que causam danos maiores para as agências e para a população. No entanto, ele contesta o investimento em segurança de alguns bancos.
O secretário geral do Sindicato dos Bancários, Paulo Sérgio, avaliou os números de maneira negativa e também alerta para a falta de uma segurança mais rígida nas agências bancárias e nos caixas eletrônicos do estado.
O que o Sindicato dos Bancários tem feito, segundo ele, é denunciar às autoridades a falta de segurança dentro das agências. Além disso, ressalta que falta investimento por parte do setor público nessa mesma área.
Durante todo o ano de 2015, foram registrados 132 ataques a bancos nas quatro mesorregiões da Paraíba, segundo dados do Sindicato dos Bancários da Paraíba A maior parte das ocorrências foi de explosão, com 76 casos, que representa 57,58% das modalidades criminosas praticadas.
Grupo que agia na PB e em mais dois estados foi preso no final de semana
As Polícias Militar e Federal apreenderam duas armas de fogo, mais de 50 munições de pistola e componentes químicos utilizados em explosivos para detonar caixas eletrônicos, durante operação realizada na madrugada deste domingo (31), em Campina Grande, onde foram presos cinco suspeitos e apreendidas quatro adolescentes.
O grupo, que tinha como base uma casa no bairro das Malvinas, em Campina Grande, atuava nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e nas cidades do Agreste, Brejo e Curimataú da Paraíba.
De acordo com o comandante do 10º Batalhão, major Pablo Cunha, a desarticulação do grupo é resultado de um trabalho conjunto com a Polícia Federal e as Polícias Civis da Paraíba e do Rio Grande do Norte. “Há pelo menos 30 dias vínhamos trocando informações com a Polícia Federal, Polícia Civil da Paraíba e Polícia Civil do Rio Grande do Norte acerca do grupo e na madrugada deste domingo, sob a coordenação do capitão Samaroni, parte do bando foi desarticulado e com os suspeitos foram apreendidos materiais explosivos e duas pistolas”, disse.
O oficial destacou ainda que com os acusados foi encontrado um mapa de agências que seriam alvo da quadrilha. “O grupo é bem maior e a próxima cidade que eles pretendiam atacar era Itapetim, no sertão de Pernambuco”, completou.
Os cinco presos foram identificados como Magno Roncalli de Melo Albuquerque, de 40 anos; Douglas da Silva Barbalho, de anos; Ivânio Araújo Cabral, 30 anos; e os norteriograndenses Vicente Rafael dos Santos, , e Ivanilson Vicente Ferreira, __ anos. As adolescentes detidas com o grupo têm 13, 14, 16 e 17 anos de idade.
Os suspeitos e o material apreendido na operação foram levados para a Central de Polícia Civil, em Campina Grande.
PB Agora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será exaltado na Sapucaí no Carnaval de 2026.…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet, usou seu perfil numa rede social para explicar…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cônia Lima, comentou, em entrevista ao jornalista Luis Torres,…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, por unanimidade nesta quinta-feira (12), pela improcedência…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações contra a escola de samba fluminense Acadêmicos…
O ex-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, usou seu…