Categorias: Paraíba

Paraíba reduz 11% dos homicídios em fevereiro e queda de registros no bimestre atinge 28%

PUBLICIDADE

O trabalho das Forças de Segurança da Paraíba resultou na redução de crimes contra a vida pela segunda vez este ano. No mês de fevereiro de 2019, foram contabilizados 86 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 97 assassinatos, o que contabiliza uma redução de 11%. Em relação ao 1º bimestre, a queda no número de registros chega a 28%, com 63 vítimas a menos que nos dois primeiros meses de 2018. Foram 225 CVLI em janeiro e fevereiro de 2018 e 162 este ano. 

As ações de prevenção e repressão qualificadas também se refletem na redução de assassinatos de mulheres em território paraibano. No 1º bimestre de 2019, a redução acumulada é de 69%, com sete registros nesse período, contra 23 nos mesmos meses do ano passado. 

Para o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, a queda no número crimes contra a vida no Estado denota a continuidade da política pública de Segurança Pública no estado. “Estamos em um processo de redução que não é isolado, se consolida mês a mês, e que se repete desde novembro de 2018 em relação ao mesmo mês no ano anterior. Temos o quarto mês de queda consecutiva, com destaque para janeiro e fevereiro, meses de menor número de assassinatos na última década quando comparados aos mesmos meses de anos anteriores. Esse trabalho envolve Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, que parabenizamos por exitosas ações que incluem operações, prisões, além de apreensões de armas e drogas”, frisou.

De acordo com relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, assim como o mês de janeiro, fevereiro de 2019 também foi aquele com menor registro de CVLI em relação aos meses de anos anteriores em toda a década. 

No que se refere à redução por Área Integrada de Segurança Pública, totalizando 14 com redução: Queimadas (- 11 casos), Campina Grande (-11 casos), Bayeux (-7 casos), zona sul de João Pessoa (-7 casos), Monteiro (-7 casos), Esperança (-7 casos), Mamanguape (-7 casos), Santa Rita (-6 casos), Solânea (-6 casos), zona oeste de Campina Grande (-4 casos), Cajazeiras (-4 casos), Patos (-4 casos), Itaporanga (-3 casos) e Cabedelo (-1 caso).

Redação com informações 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Foto de enfermeiras durante socorro em rodovia resulta na demissão em Jacaraú

Duas servidoras da Prefeitura de Jacaraú, que atuavam como enfermeiras, foram demitidas após posarem para…

19 de dezembro de 2025

Incêndio em carga de cana-de-açúcar mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-101

Um incêndio em uma carga de cana-de-açúcar foi registrado na noite desta quinta-feira (18) na…

19 de dezembro de 2025

Balsa entre Cabedelo e Lucena quebra novamente e revolta trabalhadores

A balsa que realiza a travessia entre Cabedelo e Lucena, na Região Metropolitana de João…

19 de dezembro de 2025

PB promulga lei que reajusta salários de servidores da segurança e agentes de trânsito

O Governo da Paraíba promulgou nesta sexta-feira (19) a Lei nº 14.188, que altera parcelas…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025