Tudo pronto para a realização do XXII Campeonato Brasileiro de IPSC que começa no final deste mês de outubro na Paraíba, quando é aguardada a participação de mais de 300 atletas de todo Brasil, bem como, equipes da Argentina e França.
O evento tem a duração de três dias, de 31 de outubro a 2 de novembro no Clube Pessoense de Tiro, que fica na rodovia PB-004, na localidade conhecida como Engenho Santo Amaro, trecho entre as cidades de Bayeux e Santa Rita, visinho a 1ª Companhia da Polícia Militar, onde toda estrutura já esta montada para receber o público e os atletas do tiro esportivo.
A modalidade IPSC, adotada pela “International Practical Shooting Confederation” – Confederação Internacional de Tiro Prático incide em usar alvos de papelão que devem ser perfurados com dois disparos, ou metálicos que caem quando atingidos. Trata-se de uma prova onde o resultado é apurado pela divisão dos pontos nos alvos pelo tempo gasto para atingi-los.
É uma competição de tiro composta por vários “stages” ou pistas, aonde são simuladas situações que devem ser definidas no menor tempo possível. Habitualmente, os organizadores imaginam cenários hipotéticos ou simplesmente teatrais, muitas vezes divertidos, onde se deve simplesmente atirar muito rápido, com precisão e segurança.
As armas utilizadas são de acordo com a categoria do atleta. De diferentes modelos, estão os revolveres calibres 38 ou 45, e também pistolas dos calibres 380, ponto 40 e 45 mm.
História do Tiro Prático
O Tiro Prático como esporte se originou no sul da Califórnia nos anos 50. Inicialmente, as provas eram uma mistura de desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos, e em 1976 foi fundada a IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar, tendo como seu primeiro presidente o Coronel Americano Jeff Cooper (falecido em set/2006).
Hoje, a IPSC reúne-se em torno de 60 países e já foram promovidas competições com até mais de 900 participantes.
No Brasil, de acordo com a Confederação Brasileira de Tiro Prático, que foi fundada no ano de 1992, existem atualmente 25 federações com 318 clubes de tiro e cerca de cinco mil atletas cadastrados.
Na Paraíba, o tiro prático que iniciou nos meados dos anos 90 com a criação da Federação Paraibana de Tiro Prático, hoje possui 80 atletas confederados e mais 200 divididos entre os dois clubes cadastrados, o Clube Areiense de Tiro ao Alvo – CATA e o Clube Pessoense de Tiro- CPT, que são devidamente regulamentados sob o controle do Exército Brasileiro.
Os competidores paraibanos sempre foram considerados como favoritos, uma vez que consecutivamente se destacam nas primeiras colocações nas provas de tiro, tanto nas de níveis estadual e nacional quanto internacional. Um exemplo absoluto é do atleta Rogério Rosas que atualmente ocupa o 1º lugar do “ranking” nacional e 2º no internacional.
O evento será aberto ao público a partir das 08h durante os três dias de competição, porém, aquele que puder, deve levar um quilo de alimentos não perecível.
PRF
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O vice-governador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), negou nesta segunda-feira (29),…
O vice-governador da Paraíba e pré-candidato do grupo governista, Lucas Ribeiro (PP), afirmou nesta segunda-feira…
Os vereadores de Campina Grande devem se reunir nesta terça-feira (30) para votar a Lei…
O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley (Republicanos), adotou…
O líder da bancada de oposição na Câmara Federal, deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL),…
O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), avaliou o cenário…