Categorias: Paraíba

Paraíba lidera produção de abacaxi e seminário discute competitividade

PUBLICIDADE

Seminário irá apresentar novas tecnologias e empreendedorismo para técnicos e produtores

 

 

Com uma lavoura de oito mil hectares espalhada pelos municípios da zona da mata e litoral, a abacaxicultura tem rendido bons frutos à economia paraibana. Só em 2009, a produção de abacaxi na Paraíba rendeu mais de R$ 210 milhões para o Estado, segundo dados do IBGE.

 

Para disseminar novas tecnologias de produção e aumentar as condições de competitividade dos produtores diante do crescimento da produção, será realizado nesta quarta-feira, 7, no município de Pedras de Fogo o III Seminário de Abacaxicultura Paraibana. A intenção é reunir mais de 300 produtores para discutir aspectos como manejo de pragas, defensivos agrícolas, empreendedorismo na gestão da produção, competitividade e exportação.

 

Dados da Emater/PB conferem que foram colhidos 263 milhões de frutos que atenderam todo o país, principalmente a região sudeste, com destaque para São Paulo, considerado o maior importador dos abacaxis paraibanos.

 

Para Leôncio Vilar, assessor da cultura do abacaxi da Emater Paraíba, o evento anual tem sido significativo para a disseminação de conhecimentos técnicos junto aos produtores. “É um momento importante para conhecermos as dificuldades e desafios dos produtores e focarmos nossas ações na solução dos problemas que permeiam a abacaxicultura paraibana”, analisa Leôncio.

 

Ainda conforme Leôncio Vilar, o perfil do produtor é formado basicamente por agricultores familiares que atuam com lavouras dotadas ou não de sistemas de irrigação. Em comum entre eles está o retorno do investimento com apenas um ano e meio após o plantio das mudas. “O custo médio por hectare é de 13,9 mil reais em terrenos irrigados e 11,3 mil reais sem irrigação, o que faz da abacaxicultura uma lavoura cara. Entretanto, no ano passado o faturamento médio dos produtores foi de 20mil reais por hectare plantado”, explica o técnico.

 

Os municípios que lideram a produção são Itapororoca com 72 milhões de frutos colhidos em 2009, seguido de Santa Rita com 57 milhões, Araçagi, com 42,6 milhões, Pedras de Fogo, sede do Seminário, com 18 milhões e Lagoa de Dentro com 10,5 milhões de frutos. A abacaxicultura produz frutos o ano todo, mas intensifica a colheita no período que vai de agosto a janeiro do ano seguinte. Aproximadamente 80% da produção é colhida nesta época, os outros 20% se dividem entre os meses de fevereiro a julho, período que corresponde à alta dos preços no mercado, graças a diminuição na oferta do fruto.

 

Além de informações sobre produção e comercialização do abacaxi na Paraíba, durante o evento haverá intercâmbio de informações a partir da experiência realizada em São Paulo e na Bahia. O seminário é uma realização do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, CCTA/UFCG – Pombal, Sebrae Paraíba, Emater/PB, Emepa, Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, Embrapa mandioca e fruticultura, Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba e Banco do Nordeste.

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024