Foto: Dayse Euzébio / Secom-JP
A Paraíba registrou o maior crescimento percentual do Nordeste no número de registros no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema do Ministério do Turismo que reúne empresas e profissionais do setor. No primeiro semestre de 2025, o estado apresentou um aumento de 25,92% nas inscrições em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados divulgados pelo próprio Ministério. Esse desempenho coloca a Paraíba à frente de outros estados nordestinos, como o Maranhão, com alta de 19,96%, e o Piauí, com 14,21%.
No cenário nacional, o Cadastur contabilizou um crescimento de 8,2% no período, com o número total de prestadores cadastrados saltando de 166.409 para 180.049. Isso representa a formalização de 13.640 novos serviços turísticos em todo o país.
Na Paraíba, esse avanço tem sido impulsionado por ações articuladas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado e o Ministério do Turismo. O trabalho de mobilização e conscientização junto aos municípios e empreendedores locais tem sido fundamental para ampliar a formalização no setor.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou que a entidade tem atuado de forma contínua para expandir a presença do Cadastur em todas as regiões da Paraíba. “Estamos trabalhando em parceria com prefeituras e empreendedores locais, oferecendo orientações técnicas e promovendo articulações que assegurem o registro adequado dos serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo. Essa formalização reforça a imagem da Paraíba como um destino seguro e confiável, além de viabilizar o acesso a políticas públicas e linhas de crédito”, afirmou Lucena.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, também comemorou os resultados, enfatizando a importância da adesão ao Cadastur como ferramenta de inclusão econômica e segurança para o turista. “Esse avanço é resultado direto da política de incentivo à formalização adotada no estado, voltada para o fortalecimento do turismo como um pilar do desenvolvimento econômico. A formalização é peça-chave para impulsionar a geração de empregos em todo na Paraíba”.
O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e guias de turismo. Além disso, a inscrição garante uma série de benefícios, como visibilidade em canais oficiais do governo federal, acesso a financiamentos e participação em programas de qualificação.
Secom-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…
Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…
O deputado estadual Tanilson Soares, filho do vereador Edmilson Soares, de João Pessoa, usou seu…
Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…