Categorias: Paraíba

Paraíba lidera crescimento no Nordeste em formalização de prestadores de serviços turísticos

PUBLICIDADE

A Paraíba registrou o maior crescimento percentual do Nordeste no número de registros no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema do Ministério do Turismo que reúne empresas e profissionais do setor. No primeiro semestre de 2025, o estado apresentou um aumento de 25,92% nas inscrições em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados divulgados pelo próprio Ministério. Esse desempenho coloca a Paraíba à frente de outros estados nordestinos, como o Maranhão, com alta de 19,96%, e o Piauí, com 14,21%.

No cenário nacional, o Cadastur contabilizou um crescimento de 8,2% no período, com o número total de prestadores cadastrados saltando de 166.409 para 180.049. Isso representa a formalização de 13.640 novos serviços turísticos em todo o país.

Na Paraíba, esse avanço tem sido impulsionado por ações articuladas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado e o Ministério do Turismo. O trabalho de mobilização e conscientização junto aos municípios e empreendedores locais tem sido fundamental para ampliar a formalização no setor.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou que a entidade tem atuado de forma contínua para expandir a presença do Cadastur em todas as regiões da Paraíba. “Estamos trabalhando em parceria com prefeituras e empreendedores locais, oferecendo orientações técnicas e promovendo articulações que assegurem o registro adequado dos serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo. Essa formalização reforça a imagem da Paraíba como um destino seguro e confiável, além de viabilizar o acesso a políticas públicas e linhas de crédito”, afirmou Lucena.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, também comemorou os resultados, enfatizando a importância da adesão ao Cadastur como ferramenta de inclusão econômica e segurança para o turista. “Esse avanço é resultado direto da política de incentivo à formalização adotada no estado, voltada para o fortalecimento do turismo como um pilar do desenvolvimento econômico. A formalização é peça-chave para impulsionar a geração de empregos em todo na Paraíba”.

O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e guias de turismo. Além disso, a inscrição garante uma série de benefícios, como visibilidade em canais oficiais do governo federal, acesso a financiamentos e participação em programas de qualificação.

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Repercussão nacional: Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

UEPB define novo calendário acadêmico nesta terça-feira; expectativa é de que aulas voltem só em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…

8 de dezembro de 2025

Você viu? Cabo Gilberto foi o único da PB a apoiar PEC que extingue Justiça do Trabalho

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extinguir a Justiça do Trabalho e…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Procissão de Nossa Senhora da Conceição deve reunir multidão em CG nesta 2ª

Fé, devoção e oração. A Diocese de Campina Grande, celebra nesta segunda-feira (08), o ápice…

8 de dezembro de 2025

Feriado: Frota de ônibus de João Pessoa vai contar com operação especial nesta segunda

Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…

8 de dezembro de 2025