Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Paraíba iniciou, neste mês de janeiro, a pré-estação das chuvas, período marcado por pancadas isoladas e trovoadas, especialmente nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Zona da Mata. A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) emitiu um alerta nesta segunda-feira (06) para a possibilidade de fortes chuvas nessas áreas nas próximas 48 horas, com maior intensidade no Sertão e Alto Sertão.
As pancadas devem ocorrer principalmente no período da tarde e noite, quando o calor acumulado durante o dia favorece a formação de nuvens carregadas.
Embora as chuvas sejam essenciais para a recarga hídrica e o alívio das altas temperaturas, há riscos associados à concentração intensa das precipitações em curtos períodos de tempo. Isso pode provocar alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas vulneráveis.
As chuvas nessa fase inicial também são influenciadas por nuvens carregadas vindas do estado do Ceará, que avançam em direção ao Sertão paraibano.
Nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste, as chuvas mais significativas são esperadas a partir de abril, com maior intensidade entre os meses de maio e julho, período em que a corrente de chuvas no leste do estado se torna mais persistente.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…
Um homem foi morto e outro ficou ferido durante a madrugada deste sábado (13) no…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, agradeceu nessa sexta-feira (12) ao…
O Hospital de Trauma de Campina Grande confirmou, nessa sexta-feira (12), a morte de um…
O comunicador Nilvan Ferreira (PL) afirmou, nesta sexta-feira (12), que não pretende apoiar o a…
O Diretório Estadual do PSB recebeu, nessa sexta-feira (12), a carta de renúncia do vice-prefeito…