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Paraíba é primeiro estado em vendas no comércio varejista

Estado teve variação positiva de 4,3%, enquanto que média nacional ficou em torno dos 1,4%, com Estados registrando quedas

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista em maio, em relação ao mês de abril de 2010, na Paraíba cresceram 4,3%. A média de crescimento no país ficou em 1,4%, colocando o Estado como destaque e em primeiro lugar dos estados que obtiveram uma variação positiva. O resultado indica uma retomada no ritmo de crescimento do volume das vendas, que, em abril, havia recuado 3,1% na comparação com março.

Entre as federações que ficaram após os registros da Paraíba estão o Maranhão (3,8%), Mato Grosso do sul (3,6%), Espírito Santo (2,6%) e Paraná (2,5%). As principais quedas ocorreram no Acre (-5,5%), Alagoas (-4,1%), Tocantins (-2,4%) e Amazonas (-1,2%).

No Estado, o setor do comércio varejista configura-se como o mais significativo com mais de 32 mil empresas, o que representa quase 50% do total, segundo dados apresentados pelo Sebrae Paraíba. Com a ascensão da classe C e o relativo aumento do poder de consumo da população, o índice nos últimos cinco anos cresceu 103% enquanto a média nacional foi de 95,5%. Sendo o setor o mais expressivo da Paraíba, especialistas concluem que parcela desse consumo irá diretamente para o setor varejista, o que demonstra uma fase de expansão e com a geração ainda de melhores resultados.

De acordo com a gestora do projeto de Comércio Varejista do Sebrae Paraíba, Alessandra Carvalho, as empresas do setor percebendo esse ambiente favorável vem cada vez mais mudando o perfil de atuação junto ao mercado. “O setor hoje encara algumas mudanças bem modernas, como a capacitação em gestão que até pouco tempo atrás era um ponto frágil, desenvolvimento de estratégias de marketing, aplcando inovações. Vale destacar também a formação de redes associativas, como é o caso da atuação do Sebrae, onde juntos essas micro e pequenas empresas são mais fortes. O benefício dessas ações reflete diretamente no consumidor que vem comprar mais.Tudo está interligado, o aumento do consumo, vendas e a melhora do setor”, comenta.

Setores- De acordo com o IBGE, seis das dez atividades pesquisadas apresentaram alta no volume de vendas, em maio, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal: material de construção (2,4%); combustíveis e lubrificantes (2,0%); livros, jornais, revistas e papelarias (1,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%), e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,3%).As quedas foram registradas nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (-0,3%), veículos e motos, partes e peças (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,4%) e tecidos, vestuário e calçados (-3,3%).

Na comparação com maio de 2009, na série sem ajuste sazonal, todas as atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas. Os destaques foram os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo,com variação positiva de 8,2%, e móveis e eletrodomésticos, com alta de 19,5%. Nesse último caso, o bom resultado pode ser atribuído às vendas de televisores relacionadas à Copa do Mundo, além da ampla oferta de crédito.

Dia deles- Amanhã, dia 16, é Comemorado o Dia do Comerciante e em homenagem a categoria será realizado no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, às 19h, o seminário gratuito ‘Varejo como potencial competitivo’. O evento será comandado pelo professor Ricardo Pastore que discutirá as mais novas informações para o setor trazidas do 99º Congresso de Varejo de Nova York. O seminário tem a realização Associação Comercial da Paraíba e apoio da CDL, Fecomercio, Femipe e Sebrae Paraíba. As inscrições são gratuitas e informações através do 2108-1100.

 

Redação com Assessoria do Sebrae

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