Categorias: Paraíba

Paraíba é o sexto colocado no país em ranking de transparência sobre Covid-19

O Estado da Paraíba subiu 10 posições no ranking de transparência sobre a Covid-19. A boa notícia veio nessa quinta-feira (30), por meio da publicação do novo ranking no site Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia do coronavírus, divulgados pelo Ministério da Saúde e estados brasileiros, em seus portais oficiais (https://transparenciacovid19.ok.org.br/). Com isso, a Paraíba saiu da 16ª e está na 6ª posição, em relação aos outros estados do país.

Comparado aos estados do Nordeste, a Paraíba aparece em terceiro lugar. Quanto à pontuação, disponibilizada no site, a Paraíba está com 81 pontos, junto com o Distrito Federal. De 80 a 100 pontos, o nível de transparência é considerado alto.

Na primeira posição no ranking, estão Rondônia e Pernambuco, com 98 pontos; o Ceará aparece em segundo, com 95; em terceiro, Espírito Santo, com 93; Minas Gerais, em quarto, com 88 e em quinto, Goiás e Amapá com 86 pontos.

O trabalho de disponibilizar os dados referentes ao coronavírus com a maior transparência possível vem sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Comunicação (Secom), a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

O bom resultado da parceria, que colocou a Paraíba em sexto lugar, em transparência nos dados da pandemia, foi reconhecido pelo governador João Azevêdo. “Parabéns a toda equipe. O esforço conjunto é a melhor arma para combater essa pandemia”, disse.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, ficou bastante satisfeito com a elevação da Paraíba para o sexto lugar no ranking da transparência. “A transparência das informações contribui para agilizar o trabalho árduo que já estamos desenvolvendo desde o início da pandemia. Agradeço imensamente toda a equipe por estar nos guiando em direção ao êxito”, ressaltou.

O trabalho vem sendo coordenado pelo secretário executivo da CGE, Letácio Guedes, que destacou a união de esforços para o êxito das ações. “Parabenizo a todos! Sabemos o quanto é difícil exercitar a transparência pública para atender a critérios e usuários distintos, mas estamos conseguindo e a tendência é que a Paraíba suba ainda mais neste ranking”, concluiu.

Secom

Últimas notícias

Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

28 de janeiro de 2026

Jhony Bezerra confirma desfiliação do PSB através de publicação nas redes sociais

O presidente da Fundação PB Saúde e ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra,…

28 de janeiro de 2026

Pesquisa PB Agora/Anova: Efraim Filho lidera rejeição na disputa pelo governo da Paraíba; CONFIRA

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Anova, em conjunto com o portal PB…

28 de janeiro de 2026

PB Agora/Anova: Cícero aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Uma visão à frente do seu tempo: a Via Litorânea Sul e o legado de Tarcísio Burity

Esqueci! No meu último artigo publicado, deixei de mencionar um dos projetos viários mais importantes…

28 de janeiro de 2026

Colisão entre motos deixa três mortos na PB-036, em Alhandra

Um acidente grave foi registrado na noite dessa terça-feira (27) na rodovia PB-036, em Alhandra,…

28 de janeiro de 2026