A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Paraíba é o 4º Estado do NE que mais gasta para manter judiciário

Paraíba é o 4º Estado do NE que mais gasta para manter judiciário; despesa representa 1,17% do PIB estadual

Um levantamento realizado pela professora Maria Tereza Sadek, da Universidade de São Paulo (USP), que utilizou os dados da pesquisa “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgada em junho apontou a Paraíba como um dos Estados que mais gasta para manter o judiciário.
Na pesquisa, a Paraíba desponta como o quarto do Brasil com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e como o quarto estado do Nordeste que ultrapassa os gastos com o serviço judiciário. A despesa representa um gasto de 1,17% do PIB estadual apenas com o judiciário.

De acordo com o estudo, a Paraíba integra a lista de Estados com o menor Índice de Desenvolvimento Humano.

Os estados menos desenvolvidos do Brasil gastam mais, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual, para manter a estrutura do Judiciário, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O estudo do CNJ mostrou que a Justiça brasileira gastou R$ 33,5 bilhões em 2008, quando tramitaram 70 milhões de processos em todos os tribunais.
Maria Tereza explicou que, embora os estados menos desenvolvidos tenham gasto proporcionalmente maior, o valor absoluto é menor do que nos estados com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado. O IDH é o parâmetro da Organização das Nações Unidas (ONU) que classifica regiões de acordo com dados de educação, renda da população, entre outros.

A Paraíba é o quarto estado com menor IDH do país, que gasta 1,17% estadual com o judiciário, ficando atrás apenas dos estados do Maranhão, Alagoas e Piauí.

O estado com menor IDH do país é o Maranhão, que gasta 0,92% do PIB estadual com o Judicário. A unidade da Federação com maior gasto proporcional é o Acre, que gasta 1,77% do PIB com o sistema e tem o 7º pior índice de desenvolvimento humano do país.
O Distrito Federal, com o maior IDH, gasta 0,99% do PIB local com o Judiciário. O menor gasto proporcional é registrado no Paraná: 0,43% do PIB local – o Paraná é o 6º entre os estados de melhor IDH. Confira tabela abaixo.
 

Clique aqui e veja o ranking por estado

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe