Nos últimos seis anos, o Brasil teve uma média anual de 77,8 milhões de raios, de acordo com um levantamento inédito real izado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O valor é bem superior ao de 55 milhões, obtido no levantamento realizado em 2002. De acordo com o Elat, os novos dados são mais precisos. Na Paraíba, a densidade de raios por quilômetro quadrado é de 1,4 por ano, o que deixa o estado em 22º lugar no ranking nacional.
No Brasil, de acordo com os dados da Elat, em média 300 pessoas por ano são atingidas por raios, das quais cerca de 100 morrem. O número, embora tenha reduzido nos últimos anos, em parte devido à redução no número de raios, ainda é muito alto comparado a países desenvolvidos.
Os novos dados apontam que 2012 foi o ano com maior número de raios dentro do período analisado: 94,3 milhões. A justificativa está no aumento acentuado de raios na região Norte relacionado ao evento La Niña, observado naquele ano.
Após 2012, um decréscimo quase que constante é visto ao longo do período. Em 2013 foram 92 milhões, em 2014 foram 62,9 milhões e em 2015 foram 68,6 milhões de raios, ano em que um acréscimo é observado devido ao ElNiño, responsável pelo aumento acentuado dos raios no Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste. Os fenômenos El Niño e La Niña infl uenciaram na ocorrência de raios.
No levantamento anterior o número de raios na região norte foi subestimado. No estado do Amazonas, por exemplo, que no primeiro levantamento apresentou a média de 11 milhões de raios por ano, foi identificada uma média aproximada de 15,8 milhões de raios por ano.
Redação com dados do Inpe
Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…
O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…
O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…