Categorias: Paraíba

Paraíba aprovou projetos do PAC2 dentro de cota pré-estabelecida pelo Governo Federal

 

 

Foi assinada nessa segunda-feira (6), em Brasília, a documentação contratual para repasse de recursos aos Estados no âmbito do PAC 2, para as regiões metropolitanas, no segmento de saneamento.

O critério para a distribuição de recursos financeiros aprovado pelo Governo Federal para o programa diz respeito ao índice de cobertura do saneamento existente em cada Estado, que traduz o quão avançado está a implantação de serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto para a população. Quanto menor esse índice, menos pessoas estão sendo atendidas, portanto há necessidade de mais investimentos.

A aplicação do índice foi determinante para que, inicialmente, fosse destinado à Paraíba, cerca de 160 milhões de reais, entre recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e fontes onerosas (empréstimo).

Segundo o gerente do PAC na Paraíba e secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, que se encontra em Brasília, o critério do Governo Federal é justo, pois procura investir mais onde a população desatendida é maior. “A Paraíba chegou a apresentar 407 milhões de reais em projetos para serem inseridos nesse segmento, mas a cota do Estado, em função do índice de cobertura, foi menor do que nosso pleito”.

Visto de outro ângulo, pode-se dizer que em termos de disponibilidade de infraestrutura a Paraíba exibe uma situação relativamente superior quando comparada à situação de outros Estados mais bem aquinhoados nesse segmento do Programa, pois as deficiências destes, captadas pelo referido índice, são maiores. O secretário Sarmento lembrou ainda que em segmentos como infraestrutura, a Paraíba, graças ao desempenho alcançado no PAC1, conquistou quase 2 bilhões em projetos como: o Canal da Integração do Brejo, a barragem de Manguape e a Duplicação da BR-104. “Nesse segmento de infraestrutura não é utilizado o critério de índice de cobertura, como no caso do segmento de saneamento”, explicou Sarmento.
 

 

Secom PB

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026