Categorias: Paraíba

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

PUBLICIDADE

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones, vai acabar a partir deste mês. Destaque no filme “O Agente Secreto”, vencedor de dois Globo de Ouro, é cotado para ser o representante do Brasil no Óscar 2026, os orelhões, estão prestes a desaparecer de vez.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 38 mil aparelhos ainda permanecem instalados no país. Dados da Anatel indicam que mais de 33 mil orelhões ainda estão em funcionamento, enquanto cerca de 4 mil passam por manutenção.

Na Paraíba, 147 orelhões ainda estão ativos em 75 municípios. Somente em Campina Grande, são cinco aparelhos em funcionamento. Já em Cajazeiras, no Sertão do Estado, existem 9 orelhões, e 7 em Pombal.

Os orelhões, os famosos telefones públicos que chegaram a ser um símbolo nacional, começaram a ser retirados definitivamente das ruas de todo o Brasil em janeiro. A extinção dos aparelhos não será feita de forma imediata em todos os locais. Em janeiro começou, de forma massiva, a remoção das carcaças e aparelhos desativados. Os orelhões só devem ser mantidos em cidades onde não há rede de celular disponível, e não vão passar de 2028.

No vizinho estado de Pernambuco ainda existem 233 orelhões em 78 cidades, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações. Quase metade dos 184 municípios de Pernambuco ainda têm telefones públicos que funcionam com ficha. Conforme os dados da agência reguladora, há, ao menos, 233 cabines em 78 cidades, o que corresponde a 42% do total.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 38 mil aparelhos ainda permanecem no território nacional.

Foto: divulgação Anatal

Quase indispensáveis no passado, os orelhões se tornaram praticamente obsoletos com a popularização dos celulares. A retirada começa agora porque, no ano passado, acabaram as concessões do serviço de telefonia fixa das cinco empresas responsáveis pelos aparelhos.

Por muito tempo os orelhões foram essenciais para a comunicação dos brasileiros, especialmente entre os anos 1970 e o começo dos anos 2000, quando ainda não existia o telefone celular.

Facilitavam contatos urgentes, ajudavam a construir histórias, serviam como ponto de encontro e, muitas vezes, eram o único meio de falar com alguém fora de casa. Foi ali, ao ouvir o clássico “chamada a cobrar”, que muita gente esperava ansiosa até cair a ficha — literalmente — para completar a ligação.

Recentemente, a cabine telefônica voltou a ganhar evidência entre as gerações mais jovens ao aparecer no cartaz do filme O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro e indicado pelo Brasil ao Oscar 2026.

Um elemento comum a muitos brasileiros ajudou a recriar o cenário da década de 1970  e se tornou um dos símbolos da produção.

Na imagem, Marcelo, personagem vivido por Wagner Moura, surge dentro da cabine oval segurando um telefone público.

Essa icônica cabine telefônica em formato de ovo, que chegou a ter mais de 50 mil unidades espalhadas pelo país, foi projetada por uma arquiteta que nasceu na China, mas viveu a maior parte da vida no Brasil: Chu Ming Silveira.

Cabines telefônicas existiam em outros países, mas a criação da arquiteta, enquanto trabalhava em uma companhia telefônica, se tornou icônica pelo seu design, reproduzido em outros países como Peru, Angola, Moçambique e China.

Criado pela arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira enquanto trabalhava em uma companhia telefônica, o orelhão surgiu em 1971. Inicialmente, o aparelho tinha outros nomes, como Chu I e Tulipa.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano celebra possível filiação de Hervázio e Leo ao MDB, mas pontua: “As decisões precisam ser coletivizadas”

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual da legenda na Paraíba, comentou sobre…

23 de janeiro de 2026

PT da Paraíba confirma apoio a Veneziano e João Azevêdo para disputa ao Senado em 2026: “Alinhados com a direção nacional”

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…

23 de janeiro de 2026

Tarifa de ônibus em João Pessoa terá reajuste de R$ 0,25 a partir de domingo

A partir do próximo domingo (25), a passagem dos ônibus convencionais em João Pessoa passará…

23 de janeiro de 2026

Presidente da FIEPB debate com ex-senador Raimundo Lira estratégias para fortalecimento do setor produtivo

Durante um encontro nesta quarta-feira, 21/01, na sede da Federação das Indústrias do Estado da…

23 de janeiro de 2026

Hospital Metropolitano abre apuração após denúncia sobre possível troca de corpos

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa, informou nesta sexta-feira (23) que…

23 de janeiro de 2026

Judiciário veta antecipação de eleição na Câmara Municipal de Bananeiras

A Justiça da Paraíba deferiu, nesta sexta-feira (23), uma liminar pedida pelo Ministério Público da…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464