Perdoe a franqueza da minha pessoa…
No segundo semestre de 2025, a política estadual paraibana começou a esquentar e entra em 2026 em ebulição total. Até aqui, o atual prefeito da capital, Cícero Lucena, tem incomodado, e muito, setores ligados ao antigo Palácio da Redenção e outros grupos políticos tradicionais.
Cícero mantém-se estável nas pesquisas, com clara tendência de crescimento. Se essa ascensão não ocorre de forma ainda mais acelerada, isso se deve, sobretudo, ao avanço consistente da candidatura do senador Efraim Filho, representante da direita. Efraim poderá alcançar bons resultados eleitorais em Campina Grande caso conte com o apoio da família Cunha Lima, grupo que historicamente exerce forte influência política na cidade. No interior do estado, agrega o respaldo de diversos prefeitos, enquanto, na capital, recebe apoio direto da direita bolsonarista.
Muita água ainda vai rolar, mas, a preço de hoje, as candidaturas de Cícero e Efraim seguem ganhando força.
Já Lucas Ribeiro poderá ter o momento decisivo de sua trajetória quando assumir a cadeira de governador, deixada por João Azevêdo. Ali será, sem dúvida, o “tudo ou nada” de sua candidatura. Ele conta com o apoio de um tio deputado federal experiente e de uma mãe senadora o que pode render algum reforço político. Contudo, esse capital familiar encontra limites, pois ambos atuaram prioritariamente na preservação de seus próprios mandatos, sem a construção clara de um projeto mais amplo para o governo do estado. Quando falta visão de futuro na política assim como em qualquer área da vida as complicações surgem, e a conta dificilmente fecha.
O atual governador João Azevêdo tem feito a sua parte. Seu ciclo se completa no momento em que deixar o governo e entregar a cadeira a Lucas Ribeiro.
Já circula nos bastidores um zum-zum-zum sobre uma possível parceria entre Efraim e Cícero em um eventual segundo turno. No tabuleiro desse xadrez político, apenas João Azevêdo, a preço de hoje, parece ter posição garantida para seguir rumo a Brasília e ocupar uma cadeira no Senado. Convém lembrar: a preço de hoje.
O resto? Águas turvas.
Elcio Nunes
Cidadão paraibano
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O sistema rotativo de estacionamento em vias públicas de João Pessoa, Zona Azul, será implantado…
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participou nesta segunda-feira (5), em Brasília, de uma série…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), avaliou com naturalidade o…
O cirurgião Cláudio Birolini, responsável pela saúde de Bolsonaro, disse à CNN Brasil nesta terça-feira (6) que o…
A expectativa dos aprovados no último concurso da Educação realizado pelo Governo da Paraíba deve…
A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta terça-feira (6), os suspeitos de envolvimento no roubo…