Para garantir operação carro-pipa, prefeitura de CG prepara renovação do decreto de emergência por estiagem

A Prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, já está se preparando para renovar o decreto de emergência devido à prolongada estiagem na zona rural. O prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) já assinou o documento, que será publicado no próximo semanário oficial e terá validade de 180 dias. Segundo a administração municipal, a medida atende a exigências do Ministério da Integração, sendo imprescindível para a manutenção do Programa de Carro-Pipa.

Além do decreto, um relatório completo sobre a situação da seca será encaminhado ao Governo Federal. A gestão municipal destaca que o documento é essencial para a liberação de recursos federais destinados à continuidade da Operação Pipa nas comunidades afetadas pela seca.

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Tenente Afonso Alexandre Régis, reforçou que a medida será aplicada exclusivamente nas áreas comprovadamente atingidas pela estiagem. A Defesa Civil é responsável por fiscalizar a Operação Carro-Pipa, realizada em parceria entre o Ministério da Integração, o Exército e a Prefeitura.

Entre as responsabilidades da Defesa Civil estão a verificação da qualidade da água distribuída, supervisão dos pontos de abastecimento e a realização de um censo para identificar os beneficiários, além de outras ações voltadas às comunidades rurais.

O decreto se baseia em parecer técnico da Defesa Civil e no relatório “Monitor da Seca”, fornecido pela Aesa, que confirma a escassez de recursos hídricos na zona rural de Campina Grande. Segundo o coordenador, a estiagem tem gerado significativos prejuízos às atividades econômicas, especialmente na agricultura, pecuária e indústria, tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

Maxsuel Vasconcelos, supervisor da Operação Carro-Pipa no município, explicou que, além dos caminhões fornecidos pelo Exército, a Prefeitura disponibiliza veículos por meio da Secretaria de Agricultura, mas não se envolve nos pagamentos, já que os recursos são federais e destinados diretamente ao Exército, cabendo ao Município a fiscalização.

 

Redação

Últimas notícias

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos…

29 de janeiro de 2026

Polícia Militar prende casal suspeito de assaltos no bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo

Policiais do 21º Batalhão prenderam, ontem (28), um casal que estaria praticando assaltos no bairro…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…

29 de janeiro de 2026