Categorias: Paraíba

Painel Funesc debate o Jornalismo Cultural em tempos de pandemia

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (6), a partir das 19h, mais uma edição do Painel Funesc, que trará o tema “Jornalismo cultural em tempos de pandemia”, com a participação dos jornalistas Audaci Júnior, André Luiz Maia, Cairé Andrade, Gi Ismael, Joana Rosa e Renato Félix. O encontro – que também marca o Dia do Jornalista (festejado no 7 de abril) será mediado por Jãmarrí Nogueira, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

O encontro dos profissionais será uma oportunidade para se debater o que tem repercutido na mídia na área de eventos culturais, em tempos de isolamento social, e quais as estratégias utilizadas para divulgação do que vem acontecendo de interessante no mundo virtual, diante da impossibilidade dos encontros presenciais.

Audaci Junior é jornalista formado pela UFPB, cinéfilo e resenhista de quadrinhos desde 2010 no Universo HQ. Trabalha como revisor desde 2014, produzindo para autores independentes e para editoras, dentre elas a Mino, Panini, Skript, Avec, New Order, Pipoca & Nanquim e Comix Zone. Lançou, em 2005, o primeiro livro-reportagem em quadrinhos do Brasil, “Riscos no Tempo” (Marca de Fantasia) e, em 2010, criou o “HQ em HQ”, blog com resenhas de quadrinhos utilizando o próprio formato e mimetizando estilos narrativos das obras analisadas. Produziu e dirigiu o curta-metragem “O gosto de ferrugem”. Foi repórter produtor do Caderno de Cultura “Vida & Arte”, do Jornal da Paraíba, já fez reportagens para A União, Correio da Paraíba e UOL. Atualmente é editor do caderno “Cultura” do jornal A União.

André Luiz Maia é jornalista especializado em Cultura. Natural de João Pessoa, já trabalhou nos jornais Correio da Paraíba e A União, além da Revista Nordeste. Também foi um dos criadores do site Teeteto, responsável por eventos culturais na cidade.

Cairé Andrade é formada em Jornalismo pela UFPB e em Design de Moda pela Unipê, trabalhou como editora de conteúdo nas redes sociais da Prefeitura de João Pessoa, entre 2014 e 2015, e, em sociedade com a jornalista Gi Ismael, fundou a Vulpi, agência de assessoria de imprensa cultural. Atua como repórter de cultura no jornal A União.

Gi Ismael é jornalista formada pela UFPB e pós-graduanda em Cinema e Produção Audiovisual pela Unicorp. Tem em seu currículo o trabalho de repórter, apresentadora e colunista em emissoras de televisão e rádio, jornais impressos e portais, tais como as TVs Cabo Branco e Paraíba, G1 Paraíba, Cabo Branco FM, rádio CBN João Pessoa, Jornal da Paraíba e Rádio Tabajara. Atualmente, é Editora de Conteúdo Digital no jornal A União e colunista do jornal A União e na plataforma Nossa Fala.

Joana Rosa é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Jornalismo também pela UFPB. É produtora e apresentadora do Programe-se, agenda cultural do Bom Dia Paraíba, na TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba).

Renato Félix é jornalista formado pela UFPB, foi editor adjunto de cultura em A União, repórter do caderno de cultura do Jornal da Paraíba e editor do caderno de cultura do jornal Correio da Paraíba. Escreveu nas revistas Set e Mundo dos Super-Heróis; é colaborador da revista Preview e do site Universo HQ, além de editor da revista Artestúdio, sobre arquitetura e design. Membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine), é autor de textos nos livros “100 Melhores Filmes Brasileiros”, “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais”, “Animação Brasileira — 100 Filmes Essenciais” e “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil”. É também membro da Academia Paraibana de Cinema e colunista da CBN, desde 2020.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou como repórter no jornal O Norte  e como repórter, colunista e editor setorial nos jornais Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Como profissional de rádio, foi redator da Cabo Branco FM, apresentador na Cidade Verde AM e apresentador também na Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Foi professor da graduação em Jornalismo na Fundação Francisco Mascarenhas. Atuou como repórter freelancer para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista de cinema da CBN em João Pessoa e colunista de cultura do Portal T5.

O Painel Funesc estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

PB Agora

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026