Pacientes oncológicos na Paraíba terão carteira de identificação

PUBLICIDADE

Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 901/2023, de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos). A matéria institui a carteira de identificação do paciente oncológico na Paraíba e tem como principal objetivo facilitar o acesso a direitos e benefícios previstos por lei para esse grupo de pessoas no Estado.

“A partir de uma reunião com a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB, Patrícia Apolinário, tomei conhecimento de uma série de situações que os pacientes oncológicos enfrentam hoje na Paraíba. Essas pessoas já se submetem a um tratamento médico delicado, com uma série de reações e dificuldades. Hoje o paciente com câncer precisa comprovar a doença com a apresentação de uma série de laudos, exames, para ter acesso a alguns direitos já previstos em lei. Tudo que possa ser viabilizado para essas pessoas, é bem-vindo. Acredito que a carteira de identificação do paciente oncológico vai facilitar o acesso à uma série de serviços para esse grupo. Feliz em contribuir com mais um gesto da Assembleia Legislativa em defesa dos pacientes oncológicos no Estado”, destacou o deputado.

De acordo com o texto da matéria, o documento conterá informações básicas do paciente, como nome, foto, CPF, tipo de câncer, data de diagnóstico e assinatura do médico responsável. A carteira do paciente oncológico será emitida pela unidade de saúde onde o paciente realiza o tratamento oncológico e terá validade de cinco anos, podendo ser renovada mediante apresentação do relatório médico atualizado. Se sancionada pelo Poder Executivo, a lei entrará em vigor no prazo de 180 dias após a publicação.

Mandato em defesa da oncologia – O deputado Wilson Filho abraçou a luta dos pacientes oncológicos de maneira mais efetiva, desde que retornou da licença médica, em agosto do ano passado. Foi responsável por promover a Audiência Pública da Oncologia, na ALPB, que antecipou o programa Paraíba Contra o Câncer para a Casa de Epitácio Pessoa e sociedade civil. O parlamentar também é autor do PL 1.930/2024, que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para pacientes oncológicos e acompanhantes. A matéria já foi aprovada pela CCJ e deverá entrar em análise no Plenário nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo no dia de Corpus Christi

Os servidores das repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado da…

28 de maio de 2024

PMJP paga salário de maio na quinta (30) e divulga data de pagamento de parcela do 13º; saiba quando

Como forma de impulsionar a economia local em um dos períodos de maior movimentação graças…

28 de maio de 2024

Paraíba tem 12 trabalhos selecionados para apresentar no XIII Congresso Consad de Gestão Pública

O modelo de gestão exercido pelo Governo da Paraíba vai estar em destaque no XIII…

28 de maio de 2024

Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa mais da metade do volume esperado para todo o mês de maio

Choveu na manhã desta terça-feira (28) mais da metade do esperado para todo mês de…

28 de maio de 2024

Linhas de créditos abrem oportunidades, mudam realidades e impulsionam pequenos negócios na PB

Sonhar, planejar, captar recursos e executar. Entrar no mercado como microempreendedor individual (MEI) é uma…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024