A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: RC entra na disputa e a sucessão em JP vira briga de cachorro grande

Agora sim, a campanha para prefeito de João Pessoa ganhou a dimensão e a importância compatíveis com a grandeza da cidade. Com a entrada de Ricardo Coutinho (PSB) no páreo, a disputa pela sucessão do prefeito Luciano Cartaxo virou briga de cachorro grande.

A partir do final da tarde desta quarta-feira (16), Cícero Lucena (PP) passa a ter um concorrente à altura. Enquanto isso, os cacarecos começam a sentir as suas chances (que já eram poucas) de ocupar algum espaço de destaque no cenário da disputa escorrerem pelo ralo.

Ricardo Coutinho e Cícero Lucena devem polarizar esta disputa, ambos com tamanho e densidade eleitorais já comprovados em João Pessoa. Ambos já partem amparados pelos respectivos portfólios oriundos de gestões anteriores bem avaliadas, de quando foram prefeitos da Capital.

A pobreza de candidatos para uma disputa dessa envergadura é o que sugere a tendência da polarização entre Cícero Lucena e Ricardo Coutinho.

Preocupação

Com toda certeza, o ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro Cícero Lucena até então não havia se preocupado tanto com o seu futuro nesta disputa como a partir de agora, sabendo que vai enfrentar um Ricardo Coutinho que tem vencido todas as disputas das quais participou, seja se elegendo, ele próprio, ou elegendo terceiros, como fez com o governador João Azevêdo em 2018.
Mais do que ninguém, Cícero Lucena sabe que vai enfrentar um adversário talhado pra luta e cuja característica de candidato mais marcante é crescer nas adversidades.

E os outros?

No cenário atual na política de João Pessoa, é no mínimo razoável avaliar que os demais candidatos equivalem ao baixo clero da política, a começar da candidata Edilma Freire, pinçada do colete do prefeito Luciano Cartaxo pelo critério do cunhadismo. Uma ilustre desconhecida, noviça na política, sem cacife e apadrinhada por um grupo que só vem acumulando derrotas.

O comunicador Nilvan Ferreira – que esteve muito bem posicionado enquanto frequentava os mais potentes microfones da Paraíba e as telas da televisão, e estava só na raia da disputa – notoriamente começou a despencar. Primeiro, quando ingressou no MDB, neutralizando o seu próprio discurso bolsonarista, que pregava a renovação na política, o combate à corrupção e contra o toma-lá-dá-cá, ou seja, tudo aquilo em que o seu atual partido é useiro e vezeiro.

Embora seja um político digno de boas referências, Anísio Maia (PT) não demonstra cacife e empatia suficientes para empolgar o eleitorado, além do fato de ter amargado derrota nas últimas eleições de que participou. A sua presença na raia da disputa causa a impressão de que o seu papel se restringe a marcar território petista no cenário da disputa, e nada mais.

O deputado Ruy Carneiro (PSDB) embora tenha feito mandatos dignos de registro na Câmara Federal também não dá demonstrações de empolgar o eleitorado. Além disso, pertence a um partido que ficou profundamente bichado e desacreditado pela participação e articulação no golpe parlamentar contra a presidente Dilma. A fragorosa derrota de Cassio Cunha Lima, em 2018, ficando em quarto lugar, atrás de Veneziano e Daniela Ribeiro, é a prova cabal do fracasso do PSDB.

Os demais candidatos, pelo que temos observado, participarão da campanha apenas pra fazer barulho, atrapalhar uns e ajudar outros. Chance de pelo menos um segundo turno é zero.

Será

A coluna  arrisca projetar que, logo logo, vai aparecer alguma novidade na esfera jurídica para tirar Ricardo Coutinho do páreo.
Alguém duvida?..

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe