A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Ponto mais oriental do continente americano!

João Pessoa, na Paraíba, é a detentora desse lugar privilegiado. Se queres conhecer este maravilhoso lugar, tens que se dirigir até a Ponta dos Seixas. É ali que o sol nasce primeiro. Todas as manhãs quando esse astro maior desponta com seus raios brilhantes e ilumina toda aquela área, nos mostra o que há de mais belo fabricado por Deus e entregue a nós com o nome de natureza perfeita, porém, tem um detalhe: quando o sol pelas manhãs desnuda aquela área, nos mostra algo que nos deixa envergonhados.

Por anos, aquela área tem sido entregue nas mãos do abandono e desleixo e o terrível de tudo isso é que não se levanta uma voz com autoridade e envergadura que nos explique o porque desse abandono de um modo claro e coerente, nos fazendo entender a causa real da deterioração permanente daquela área tão nobre (de visita recentemente a João Pessoa, fui impedido de subir naquela área, pois as autoridades me falaram que oferecia perigo).

Se me dizes que é resultado da constante erosão do mar sobre a barreira, eu logo entenderei, nem é necessário explicar-me, a resposta está a olho nu, agora, se te pergunto o porquê da demora de ações dos órgãos públicos e principalmente do poder municipal? Na verdade, não consigo entender.

Estudos e mais estudos já foram feitos, dinheiro já foi enviado por parte de instituições federais para realização daquela obra. A verdade é que o pessoense encontra-se como filho órfão em busca de uma resposta que possa descansar sua mente sobre o que acontece naquela área tão linda de nossa cidade.

Desde 2017 que o acesso de veículos e de pedestres está proibido naquela área, estou falando de cinco anos de interdição a um dos pontos mais fortes do turismo em nossa cidade. E ainda reclamamos do motivo de estarmos lá atrás, como cidade menos visitada por turistas no Brasil.

Em 2018, a cidade recebeu do governo federal, 65 milhões de reais, para que fosse dado início de um modo sério, na execução daquela obra que a cada dia destrói uma das belezas naturais de uma de nossas mais belas paisagens turísticas paraibana.

Essa semana, li mais uma notícia num de nossos portais que dizia: “Prefeitura, UFPB e UPE, fazem nova visita técnica à Barreira do Cabo Branco”. Vamos dar um basta nessa falácia sem sentido, que parece mais com a frase: “Me engana que eu gosto”. Queremos ver resultados urgentes para hoje.

Gestão vem, gestão vai, e a barreira da Ponta dos Seixas continua na UTI do abandono. Nós, os pessoenses, já não buscamos explicação e sim ação imediata. A gestão do atual prefeito Cícero Lucena tem sido boa, esperamos dele e de sua equipe uma resposta de início efetivo das obras naquela área, antes do término de seu governo, que ainda tem dois anos e meio pela frente.

Já perdemos o rei dos hotéis naquela área (Hotel Tambaú) e já não suportamos perder a beleza maior que é a vida e paisagem orgulhosa do nosso ponto mais oriental. Ao visitarmos outras áreas litorâneas do nosso país e no mundo, vemos áreas que a erosão vinha destruindo de uma forma mais atrevida e que tiveram soluções imediatas. Já escrevi várias vezes sobre esse assunto em Portais e Blogs. Espero que não seja mais necessário voltar a esse triste tema. Autoridades paraibanas e pessoenses vamos dar um basta nessa situação dos Seixas!

 

Elcio Nunes
@elciojnunes


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe