A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Para entender o bolsonarismo e a ascensão da extrema-direita ao poder

Um dos mais valiosos estudos sobre o bolsonarismo e a onda conservadora que se ergueu mundo a fora, especialmente no Brasil, é da lavra do cientista político Rubens Pinto Lyra, professor emérito da UFPB onde ministrou aulas nos programas de Pós-Graduação em Direito, Ciências Sociais e Direitos Humanos da UFPB. Ele é autor de trinta livros, sendo a mais recente delas esta que acaba de ser lançada, com o título “Bolsonarismo – Ideologia, Psicologia, Política e Temas Afins”.

É um documento indispensável para quem deseja entender, em profundidade, o momento atual da política e da vida brasileira. A partir desta obra, por exemplo, o leitor terá uma compreensão de como um capitão reformado do Exército, considerado em sua própria instituição como um “mau soldado”, chegou ao posto mais relevante do seu País.

Editado pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, o livro se propõe a oferecer uma compreensão do momento histórico do Brasil.

O apresentador da obra, Ricardo Musse, professor de Sociologia da USP, afirma sobre o livro de Rubens Pinto Lyra: “O fenômeno aí destacado, foco da investigação, é o bolsonarismo apreendido, não como uma onda momentânea, conjuntural, mas como resultado de processos de longa duração enraizados na sociedade.”

Nesta obra, a ascensão de Jair Bolsonaro à Presidência da República não é
encarada como um acidente, uma excrescência ou uma exceção; é explicada como expressão de uma tendência recorrente de regressão autoritária, inerente ao processo de acumulação do capital.

Do ponto de vista de um marxista acadêmico, o professor Rubens Pinto Lyra “não prescinde das determinações econômicas na interpretação da ressurgência mundial de movimentos neofacistas. Detalha cuidadosamente a hegemonia neoliberal, o poder das grandes corporações e a predominância do capital financeirizado no âmbito do capitalismo mundializado”, segundo Musse.

O livro do professor Rubens Pinto Lyra também tece uma crítica incisiva da ideologia contemporânea, em suas diferentes formulações e esferas de abrangência. Não escapa ao seu crivo o liberalismo, o neoliberalismo e o neoconservadorismo, presentes em campos tão diversos como a política, o direito, o Estado, a comunicação, a educação e a religião.

Sobre a obra, o professor Rubens comentou para a coluna que não a projetou: “O trabalho resulta de uma vida que associa a pratica á teoria.

Porque a teoria ajuda a você compreender melhor e encontrar a verdade; sou apaixonado pelo que faço, passo o dia pensando preocupado com o meu pais e com o que escrevo. Ele foi se construindo na medida em que eu vi que poderia ampliá-lo e assocá-lo a diferentes ângulos de pesquisa sobre os fundamentos psicossociais do voto em Bolsonaro. Ai construí algo coerente, com unidade, a partir de iniciativas espontâneas que, na prática, formam um todo coerente.”

O livro do professor Lyra pode ser adquirido na Livraria do Luiz, no Sebo Cultural, ou pessoalmente com o autor. Os contatos são os seguintes: e-mail [email protected] , e celular (83) 9 9984.6002.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe