Categorias: Paraíba

Opinião: a “quebra” do São João de Patos e a crise política que abate um município

PUBLICIDADE

As tratativas no que diz  respeito a uma união estável estão pautadas entre Santo Antônio e as formosuras que ainda não conseguiram, em definitivo, o laço do matrimônio no folclore nordestino. Não se sabe se noiva firmará, de fato, acordo entre as partes. E o que é mais inconstante: tudo isso acontece, a cada ano, em placas tectônicas ativas sob o solo movediço do município de Patos.

Falo de Patos, pois, no sentido figurado, é uma das cidades com mais representatividade no que diz respeito aos festejos juninos da Paraíba. E o que aconteceu este ano? Não houve “casamento”; e os comerciantes, rede hoteleira, taxistas e a chamada rede informal tragaram, por força de uma irresponsabilidade política, o amargo sabor de quem come pólvora sem feijão no prato.

Os prejuízos são enormes e, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos, Oton Ferreira da Silva, a cidade inteira estava nos preparativos para mais uma edição dos festejos de São João, que existem há mais de duas décadas, mas isso não aconteceu, afetando diretamente os setores formais e informais da economia patoense.

Apenas para se ter uma ideia do que pode ser chamada “catástrofe econômica do não São João”, no que diz respeito à atividade ligada aos taxistas, conforme números do sindicato da categoria, os prejuízos ultrapassam a cifra dos R$ 500 mil.

Outras problemáticas são observadas à distância. Os hotéis e pousadas tiveram que devolver os quantitativos relativos às reservas antecipadas. Poderia dizer que o caos econômico na cidade foi geral.

Prefeitura “quebrada”

Ainda é cedo para contabilizar os prejuízos. Sabe-se, apenas, que a prefeitura municipal estava e está, segundo balanços contábeis da gestão do prefeito interino, Sales Júnior, operando no vermelho. Diante desse estorvo, tomaram-se decisões para manter o salário dos servidores em dia, medicamentos abastecidos nas unidades básicas de saúde e compromissos com os fornecedores.

Crise política

Após afastamento do ex-prefeito da cidade de Patos, Dinaldo Medeiros Wanderley Filho, pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o vice-prefeito Bonifácio Rocha assumiu o cargo de gestor do município. Isso ocorreu no mês de agosto do ano passado. Pesava, e ainda pesa, contra o ex-chefe do Executivo municipal supostas irregularidades praticadas em sua administração.

A denúncia se baseia na ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que desencadeou a Operação Cidade Luz e gerou o afastamento do prefeito “Dinaldinho”, como é conhecido no município. A investigação apontou um esquema de propina, lavagem de dinheiro, fraudes em licitações e superfaturamento no contrato emergencial de iluminação pública firmado pela prefeitura de Patos.

Bonifácio Rocha, após o afastamento de Dinaldo Medeiros Wanderley Filho assumiu. Ele passou pouco tempo como prefeito interino, solicitando sua renúncia, por carta, em abril deste ano, alegado não estar disposto a “brigas insanas pelo poder”. Em seu lugar assumiu o então presidente da Câmara Municipal, Sales Júnior.

Falha da gestão atual ou readequação orçamentária?

O prefeito interino, Sales Júnior, e seu secretariado pecaram ao cancelar o São João de Patos, que estava recheado de atrações regionais e nacionais?

A pergunta não é de fácil resposta. Contudo, pela lei do “pão e circo atual”, excluindo, aqui, o princípio romano, observa-se que o pão dos servidores públicos e outras derivações da administração pública não podem faltar.

Contudo o circo, ao ser “fechado”, não gerou receita. E pior; deixou dívidas para aqueles que apostavam no show. Em suma, apontar culpados efetivos pela não realização de um festejo tradicional não é fácil. Mas é preciso entender que, desde o momento que uma administração é afastada por supostos desvios do dinheiro público, há um efeito dominó que prejudica quem vai ocupar o cargo, mesmo que de forma interina. Isso é fato.

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

vBelo-PB vence o Mixto-PB por 2 a 0 e avança na Série A3 do Brasileirão

As jogadoras do Botafogo-PB venceram na tarde de ontem (29) na Série A3 do Campeonato…

30 de abril de 2024

Caminhão de cimento atropela motociclista no Acesso Oeste, em João Pessoa

Na noite de ontem (29), um motociclista foi atropelado por um caminhão de cimento no…

30 de abril de 2024

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024