Foto: Divulgação
Nessa segunda-feira (02) foi iniciada em Pitimbu a Operação Restinga Viva, que promove a retirada de cercas irregulares e ocupações em áreas costeiras do município. A ação ocorre dentro da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente 2025, em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
A força-tarefa reúne equipes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Sudema, ICMBio, Ibama e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As atividades se concentram na Praia de Ponta de Coqueiros, onde estão sendo removidas estruturas que ocupavam ilegalmente terrenos de marinha e áreas de restinga, consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP).
Além da retirada de cercas e construções irregulares, a operação realiza também a remoção de espécies vegetais invasoras, que prejudicam a regeneração da restinga, e inicia ações de recuperação ambiental, com o plantio de vegetação nativa e instalação de cercas de proteção.
A proteção dessas áreas é fundamental para evitar processos de erosão, garantir o acesso público às praias e manter o equilíbrio ecológico da região. Além das ações no local, estão sendo realizadas campanhas de conscientização com moradores e comerciantes sobre a importância da preservação da faixa costeira.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…
A 2ª rodada do Campeonato Paraibano será finalizada nesta quinta-feira, com os “Maiorais” em campo.…
O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em João Pessoa nesta sexta-feira (23), para o…
O parlamentar segue avançando na luta pela "PEC do 1% O presidente da Comissão de…
epresentantes da empresa estiveram reunidos com o governador João Azevêdo nesta quinta-feira. O governador João…