Categorias: Paraíba

Operação Mata Atlântica em Pé identifica seis pontos de desmatamento na Paraíba

PUBLICIDADE

A Operação Mata Atlântica em Pé, deflagrada na última segunda-feira (20) e encerrada nessa quarta-feira (22), identificou uma área de 7,29 hectares de desmatamento nos municípios de João Pessoa, Alagoa Nova, Massaranduba e Areia. A ação foi fruto de um trabalho conjunto da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Seirhma), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Batalhão da Polícia Ambiental e Ibama.

A operação ocorreu também em outros 16 estados brasileiros e, na Paraíba, foram fiscalizados seis pontos predeterminados, identificados por meio da plataforma MapBiomas, distribuídos nos quatro municípios paraibanos. Em todos os pontos vistoriados houve a constatação de supressão de vegetação nativa.

Para Fabiana Lobo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, a operação foi bem sucedida em seu propósito. “O objetivo da operação era esse, identificar o dano e, a partir daí, responsabilizar administrativa, civil e penalmente os responsáveis pelo desmatamento da Mata Atlântica de forma irregular”, explicou.

Fotos: Clovis Porciuncula
DCIM100MEDIADJI_0025.JPG

Durante a operação foram apreendidos um galão de 20 litros de veneno e cinco pulverizadores, que eram utilizados para impedir a regeneração da vegetação remanescente. Também foram emitidos cinco autos de infração, nos termos dos artigos 51 e 64 do Decreto Federal n. 6.514/08, e uma notificação para apresentação e comprovação de licença.

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, lamentou a existência dos pontos de desmatamento irregular no estado. “Infelizmente, registramos esses pontos de desmatamento, o que é lamentável. Estaremos sempre atentos, junto com o Ministério Público e os demais órgãos de fiscalização e controle, para evitar cada vez mais esse tipo de ação”, disse.

A ação foi finalizada nessa quarta-feira (22) em João Pessoa, onde foi constatado um total de 2,5 hectares de área desmatada. Desde 2018, a operação é deflagrada sempre no mês de setembro a partir de uma força-tarefa nacional no combate ao desmatamento e a crimes ambientais.


Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sousa arranca empate com golaço de falta, e decisão com o Bragantino fica para São Paulo

Sousa e Bragantino empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (1º), em partida…

2 de maio de 2024

Motociclista bate em ônibus na via que dá acesso ao bairro Geisel, em João Pessoa

Um acidente foi registrado nas primeiras horas desta quinta-feira (02), quando um motociclista colidiu na…

2 de maio de 2024

Mais de 300 vagas em concursos públicos e seleções estão abertas na PB; veja detalhes

Se você está a procura de um concursos público, saiba que a Paraíba tem seis…

2 de maio de 2024

Veja onde e quem pode se vacinar hoje contra influenza em João Pessoa

Você que ainda não se vacinou contra influenza em João Pessoa deve procurar o serviço…

2 de maio de 2024

Vereador afirma que Câmara de Campina passa por um momento muito difícil

Em entrevista à imprensa campinense o vereador Olímpio Oliveira (Podemos) afirmou na última terça-feira na…

2 de maio de 2024

Homem é morto perto de igreja durante missa, no bairro dos Estados, em João Pessoa

Nem mesmo os cultos de oração, conseguiram comover os suspeitos de matar um catador de…

2 de maio de 2024