Operação integrada começa fiscalização de ciclomotores na orla a partir desta 4ª, em JP

Uma operação conjunta entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Secretaria de Desenvolvimento Urbana (Sedurb) e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) orientou em caráter educativo, na noite desta terça-feira (9), comerciantes que alugam bicicletas e motos elétricas, sobre o início das fiscalizações que vão ser realizadas a partir desta quarta-feira (10).

De acordo com Sanderson Cesário, diretor de Operações da Semob-JP, o momento foi de diálogo e instrução, para que os proprietários dos veículos possam se adaptar às normas da Resolução 947 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso de ciclomotores.

“Concluímos nesta terça-feira este período educativo onde mostramos aos comerciantes, na prática, o que é aceito e o que não é permitido segundo o Contran. A partir de hoje, as equipes da Semob-JP, Sedurb e Guarda Municipal estarão empenhadas em garantir o ordenamento nas ciclovias e calçadas, fazendo valer o que estabelece esta resolução e mantendo a segurança viária para todos. Os veículos flagrados desrespeitando às normas serão conduzidos ao nosso pátio”, ressaltou Sanderson Cesário.

Julião Ferreira Filho, diretor de Planejamento e Empreededorismo da Sedurb, explicou que através do conhecimento, os comerciantes terão a oportunidade de adaptar os ciclomotores à legislação de trânsito e auxiliar a gestão municipal a manter a orla, grande atrativo aos pessoenses e turistas, com seus espaços de convivência e lazer preservados. “O compartilhamento dos espaços de forma respeitosa, por parte de todos, manterá o ordenamento das calçadas e ciclovias. O Largo de Tambaú é uma das maiores áreas de convivência da cidade, voltado para a socialização da população das mais diversas formas e, por isso, vamos seguir trabalhando para que nada prejudique isso “, finalizou.

Resolução 948 – Segundo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) são permitidas bicicletas elétricas de potência máxima no motor de 350 watts, com velocidade máxima de 25 km/h. E, ainda, com funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, não possuindo acelerador ou qualquer dispositivo de variação de velocidade e potência. É preciso ainda possuir campainha, indicador de velocidade, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores dos dois lados, pneus em condições de segurança e uso obrigatório de capacete de ciclista.

PB Agora

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026