Auditoria do TCE-PB fiscaliza 108 municípios e obras de 110 creches estimadas em R$ 124 milhões

PUBLICIDADE

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Estado da Paraíba retorna a 108 municípios nesta terça-feira (14/05), numa fiscalização simultânea, e sem qualquer aviso prévio, para verificar a situação de 110 obras de creches da rede municipal de ensino, fruto de convênios firmados entre o Governo do Estado da Paraíba e os municípios paraibanos. O montante de recursos envolvidos nessas construções chega a aproximadamente R$ 124 milhões. É a primeira Auditoria Coordenada do ano de 2024 com um olhar voltado à educação infantil.

Uma vez concluídas, as obras fiscalizadas têm o potencial de atender cerca de 8.500 crianças. A operação contará com a participação de 68 auditores e técnicos em campo, os quais irão revisitar 108 cidades distribuídas nas zonas urbana e rural por todas as mesorregiões do estado.

As creches foram escolhidas a partir da evolução dos pagamentos realizados e registrados no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), buscando-se evidenciar o percentual de execução das obras em relação ao volume de recursos já utilizado na construção dos equipamentos públicos.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz  destacou que o principal objetivo dessa ação é verificar o andamento das obras e identificar possíveis impropriedades, tais como paralisações, incompatibilidades com o projeto básico, irregularidades em pagamentos, vícios construtivos e desvios de finalidade dos recursos destinados.

“A iniciativa do TCE-PB visa garantir a correta aplicação dos recursos públicos e assegurar que as obras de creches sejam entregues dentro dos padrões estabelecidos, contribuindo assim para a melhoria da infraestrutura destinada à educação infantil no estado da Paraíba”, frisou.

Transparência

Todas as informações – fotos, vídeos, dados, principais ocorrências e situações de irregularidade – serão transmitidas em tempo real para o banco de dados do Tribunal e disponibilizadas nos painéis no Espaço Cidadania Digital do TCE. Os dados coletados serão tratados e farão parte de relatórios específicos a serem anexados aos respectivos processos de acompanhamento da gestão.

A última Auditoria Coordenada com foco na educação infantil foi realizada em 15/08/2023.

Últimas notícias

Série D: Treze vence Retrô-PE e Sousa perde para o América-RN no Brasileirão 2026

O Treze e o Sousa entram em campo na tarde deste sábado (4) em partidas…

4 de abril de 2026

João Azevêdo: um agradecimento de um paraibano

Espero e tenho convicção que estas palavras não expressem apenas o meu sentimento, mas também…

4 de abril de 2026

Luciano Cartaxo deixa PT, anuncia filiação ao Republicanos e garante apoio a Lula

O deputado estadual Luciano Cartaxo anunciou sua filiação ao Republicanos. Por meio de nota, o…

4 de abril de 2026

VÍDEO: após Cel. Sérgio Fonseca e Luciano Cartaxo, Republicanos anuncia filiação de Tião Gomes rumo à Câmara Federal

Tião deve disputar vaga de deputado federal nas eleições deste ano. O partido Republicanos, liderado…

4 de abril de 2026

Debandada: após saídas de Gervásio Maia e Tião Gomes, Pollyanna Werton e Tanilson Soares também deixam PSB

Ex-deputada estadual disputará vaga na Câmara Federal, enquanto Tanilson busca reeleição na ALPB. Na manhã…

4 de abril de 2026

Nas redes sociais, governador Lucas Ribeiro afirma que gestão feita por João Azevêdo entra para história da Paraíba

O governador da Paraíba Lucas Ribeiro usou seu perfil numa rede social para postar vídeo…

4 de abril de 2026