A Paraíba o tempo todo  |

Opera Paraíba realiza cirurgias e reduz fila de procedimento eletivo no Sertão

O Opera Paraíba está realizando cirurgias eletivas durante toda a semana no Sertão do Estado. Entre os dias 13 e 15, foram realizadas cirurgias de catarata no Hospital Regional de Cajazeiras, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), as cirurgias acontecem no Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro, em Patos. Já no fim de semana, a caravana itinerante de cirurgiões chega ao Hospital Regional de Pombal para a realização de cirurgias gerais e ginecológicas.

Até o momento, no mês de setembro, já foram feitos 716 procedimentos oftalmológicos e 130 cirurgias gerais. O programa tem o intuito de acabar com a fila de espera por intervenções cirúrgicas eletivas em todo o estado. A iniciativa tem como meta realizar 3.500 cirurgias nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral até o final do mês de outubro.

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o programa executou 300 cirurgias de catarata só na 9ª Região de Saúde, sendo realizadas no Hospital Regional Cajazeiras. Todos os 15 municípios compreendidos pela regional de saúde foram contemplados: Bernardino Batista, Bonito Santa Fé, Carrapateira, Monte Horebe, Uirauna, São João do Rio do Peixe, Joca Claudino, Poço Dantas, Poço José de Moura, São José de Piranhas, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Triunfo, Santa Helena e Cajazeiras.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, até o final de semana, outras regiões de saúde serão contempladas com mais uma etapa do Opera Paraíba. Ele pontua que a lista dos pacientes que irão fazer os procedimentos foi encaminhada pela gestão municipal e pela rede hospitalar. “Os municípios e os hospitais encaminharam a lista dos pacientes que já realizaram os exames e aguardam pelas cirurgias de catarata, mantendo assim a contrapartida com a realização do pré-operatório e a garantia do transporte até a unidade onde serão realizadas as intervenções. Toda terça-feira são realizados procedimentos em Picuí, quarta em Mamanguape e aos sábados e domingos em Campina Grande”, reforça.

A iniciativa é executada de forma itinerante pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio dos hospitais estaduais e clínicas pactuadas. No mês de agosto, o programa realizou 858 cirurgias. Geraldo Medeiros destaca a relevância do Opera Paraíba para melhorar a vida da população paraibana: “Quem aguarda uma cirurgia eletiva, via de regra, é um paciente menos grave, mas que sofre desconfortos naturais de uma enfermidade. Por meio do Opera Paraíba, estamos devolvendo a qualidade de vida destes paraibanos”.

Redação com Secom/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe