A Paraíba o tempo todo  |

ÔNIBUS: confira funcionamento para Réveillon

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano especial de mobilidade para o Réveillon 2017, garantindo o acesso seguro da população à festa da virada do ano na orla de João Pessoa.

 

Para isso, parte das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, bem como o entorno, serão bloqueados ao tráfego de veículos, na noite do sábado (31), assegurando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

 

Efetivo – A exemplo dos anos anteriores, a Semob-JP vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade urbana para orientar os condutores de veículos e usuários do transporte público sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas em função das alterações de circulação do trânsito próximo ao evento. O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de serviço público e moradores.

 

Acesso – As pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul, utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terão que descer pelas duas ladeiras na Barreira, até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento.

 

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido o estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Rua José Augusto Trindade, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população.

 

A partir da Avenida Cairu, até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira).

 

Devido a obra da ponte do Rio Jaguaribe na Avenida Beira-Rio, o trecho da Rua do Capim até a Rotatória do Altiplano, terá sentido único Centro/Praia das 20h às 00h, objetivando dar mais fluidez ao tráfego. A partir da meia-noite, o trecho da rotatória do Altiplano até a Rua do Capim terá sentido único Praia/ Centro. A Avenida Cairu, que é paralela, também terá seu sentido único (Praia-Centro), funcionando como um binário, com a Rua Monsenhor Odilon Coutinho.

 

Monitoramento por câmeras – A Central de Monitoramento da Semob-JP funcionará durante toda a noite e madrugada, auxiliando o trabalho das equipes em campo contribuindo de maneira efetiva para a segurança e fluidez do trânsito, bem como também será utilizada pela guarda municipal e polícia militar para otimizar o trabalho dos guardas e policiais em campo, com foco na segurança pública.

 

Carga e descarga – A Semob-JP recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos, neste dia 31, preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 16h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito nessa área da orla.

 

Transporte – O esquema de ônibus foi feito de maneira a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital para comemorar a chegada de 2017. A Semob-JP determinou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

 

Para melhor atender aos usuários do transporte coletivo, a Semob também determinou às empresas concessionárias que disponibilizem após a meia-noite 50 ônibus extras durante o Réveillon na orla para o retorno da população às suas casas.

 

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após as 22h já não trafegará pela Avenida Cabo Branco seguindo pelo acesso ao Altiplano, Avenida João Cirilo – retornando pela Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) e Marcionila da Conceição.

 

Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

 

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:

 

T001 Grotão – Tetéu, T005 Mangabeira – Tetéu, T006 Mangabeira Pedro II – Tetéu, T006 Mangabeira Pedro II – Tetéu, T009 Tambaú – Tetéu, T010 Bessa – Tetéu, T011 Circular Tetéu 1500, T012 Circular Tetéu 5100, T002 Bairro das Indústrias, T004 Paratibe – Tetéu, T007 Mandacaru – Tetéu, T008 Cabo Branco – Tetéu.

 

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

 

204 – Cristo, 513 – Tambaú/Bessa, 5600 – Mangabeira/Shopping, 5603 – Mangabeira/Shopping, 5605 – Mangabeira/Shopping, 701 – Alto do Mateus, 116 – Colinas do Sul, 5201 – Colinas/Epitácio/Rangel, 3200 – Circular, 2300 – Circular, 505 – Bairro dos Ipês, 302 – Mangabeira/Cidade Verde.

 

As Circulares 1500 e 5100 vão circular até a orla. Já a linha 5100 passará pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.

 

Vá de Táxi – Para melhor servir à população garantindo um retorno seguro para casa, um esquema especial para táxi será implantado na noite do Réveillon, próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 18h. Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe