Categorias: Paraíba

Observatório Sagres do TCE-PB vira modelo nacional para rastrear verbas públicas via PIX

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) acompanha, desde 2023, as chamadas Emendas PIX, recursos transferidos diretamente da União para estados e municípios, sem a necessidade de convênio e sem destinação obrigatória. Atento à importância da transparência e do controle sobre essas transferências, o TCE-PB saiu na frente ao desenvolver metodologia própria e ferramentas tecnológicas que permitem o monitoramento detalhado da aplicação desses valores.

A relevância dessa iniciativa ganha ainda mais destaque após a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida nesta quinta-feira (23), no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 854). O ministro determinou que estados, o Distrito Federal e municípios adotem medidas urgentes para assegurar transparência e rastreabilidade dos recursos distribuídos por emendas parlamentares.

De acordo com a decisão, a execução das emendas estaduais, distritais e municipais ficará condicionada, a partir de 1º de janeiro de 2026, à adequação das legislações locais às determinações do STF sobre as emendas federais — reforçando, assim, a importância de práticas já implementadas pelo TCE-PB.

Em 2023, o Tribunal lançou, em seu portal, o “Observatório Sagres”, que reúne, em um painel interativo, informações sobre as emendas parlamentares. O ambiente virtual, acessível em tce.pb.gov.br/observatorio-sagres, apresenta dados sobre Emendas com Finalidade Definida da União, Transferências Especiais da União e Transferências do Estado, além de informações organizadas por autor da proposta, incluindo emendas ao orçamento estadual e federal.

De acordo como presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, o objetivo é “fortalecer a transparência, estimular o controle social e garantir a responsabilidade na aplicação das verbas públicas”.

Desenvolvido pela equipe técnica do Tribunal, o painel integra dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do próprio TCE-PB. A ferramenta possibilita que cidadãos, órgãos de controle e a imprensa tenham acesso a informações detalhadas e atualizadas sobre a destinação e o uso dos recursos públicos.

O Tribunal aprovou, durante sessão plenária em 9 de julho deste ano, o planejamento e a execução de Auditoria Coordenada para examinar as aplicações, por entes públicos sob sua jurisdição, dos recursos provenientes de emendas parlamentares.

Reconhecimento nacional – O pioneirismo do TCE-PB foi reconhecido em artigo publicado esta semana pelo jurista e professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, referência nacional em direito público e controle. No texto, ele destacou a atuação do Tribunal paraibano no acompanhamento das Emendas PIX, ressaltando o desenvolvimento de metodologia própria e de ferramentas tecnológicas para monitorar a aplicação desses recursos transferidos diretamente a estados e municípios.

A manifestação do professor ocorreu em comentário à Nota Conjunta nº 1/2025, emitida pelo TCU, AGU, CGU e MGI, em resposta à decisão do STF que estabelece novas diretrizes para a fiscalização das Emendas PIX no país.

“Registro também o pioneirismo do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), que desenvolveu metodologia própria para acompanhar e controlar as Emendas PIX, experiência que pode inspirar todo o sistema de controle”, destacou Jacoby.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Flamengo desafia o poderoso PSG no Catar por segundo título da Copa Intercontinental

O Flamengo desafia o poderoso Paris Saint-Germain disposto a encerrar a temporada com cinco taças. Campeão estadual, da Supercopa…

17 de dezembro de 2025

Operação da Polícia Militar apreende 61 tabletes de drogas em JP

Uma operação da Polícia Militar da Paraíba, realizada na madrugada desta quarta-feira (17), resultou na…

17 de dezembro de 2025

Ex-policial militar investigado por fraudes em concursos morre em Patos

O ex-policial militar Wanderlan Limeira de Sousa, de 44 anos, morreu nessa terça-feira (16) na…

17 de dezembro de 2025

Preço do litro de gasolina comum em João Pessoa oscila até R$ 0,24 entre postos

O preço da gasolina para pagamento à vista está oscilando entre R$ 5,75 (Ferrari –…

17 de dezembro de 2025

Atuação de Aguinaldo e Hugo Motta garante aprovação de ajuste fiscal que impacta bets, fintechs e JCP

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16) um projeto considerado estratégico para o equilíbrio…

17 de dezembro de 2025

Adriano Galdino brinca e expões corrida de deputados por cadeira no TCE-PB: “É muita gente querendo”

Durante a Sessão Ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada em Pocinhos, o…

17 de dezembro de 2025