Categorias: Paraíba

OAB solicita ao presidente do TJ melhorias do Judiciário

O presidente da Ordem dos advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, se reuniu na tarde de ontem com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ), Luis Silvio Ramalho, para solicitar agilidade e melhor atendimento do Judiciário aos advogados paraibanos na distribuição de processos. A reunião aconteceu na sede do TJ, localizada na Praça dos Três Poderes, e contou também com a presença dos advogados Bruno Veloso (vice-presidente da OAB-PB), Assis Almeida, Jéferson Fernandes e Severino Ramos Brasil.

Segundo o vice-presidente, Bruno Veloso, os maiores problemas para a verificação e acompanhamento dos processos são encontrados no fórum Afonso Campos, de Campina Grande, e no 4º juizado do Geisel e 9ª Vara Cível, ambos em João Pessoa. Veloso afirmou que em Campina existe uma espécie de “greve branca” no judiciário, o que acarreta uma dificuldade muito grande para operacionalizar os serviços.

O vice-presidente entende que o quê dificulta muito o trabalho é o fato dos processos serem divididos por dígitos com os funcionários.

“Na maioria das vezes acontece que quando chegamos ao fórum para solicitar um processo o funcionário pergunta logo qual é o digito, por que dependendo do número ele não pode nos atender, diz que o processo está com outro funcionário, que só trabalha à tarde. Isso nos causa transtornos enormes”, explica o vice-presidente.

Já o presidente Odon Bezerra reclamou da morosidade da tramitação dos processos e publicação de sentenças.

“Distribui e os processos se acumulam. Os prazos para sentenças são a perder de vista, encontramos dificuldades até para protocolar petições”, disse.

Além da agilidade e melhoria no atendimento, Bruno Veloso solicitou a Silvio Ramalho uma visita a Campina para participar de uma audiência pública com os advogados e a população em geral para vê como o fórum funciona e quais são seus principais problemas.

O presidente do TJ, Silvio Ramalho, por sua vez, reconheceu o problema no atendimento no Judiciário e disse que ele é oriundo da falta de funcionários, mas destacou que já estuda meios de aumentar o efetivo. Ele assegurou que nos próximos dias irá implantar o ponto eletrônico no fórum Afonso Campos, como forma de aumentar a presença dos servidores nas suas respectivas repartições.

A reunião serviu ainda para apresentar a Silvio Ramalho os presidentes da Comissão das Custas Processuais e da Comissão Especial Temporária da Lei de Organização Judiciária do Estado (LOJE), Assis Almeida e Severino Ramos Brasil, respectivamente. Na oportunidade foi discutida a questão da redução das custas, com o presidente do TJ ratificando o seu desejo de mudança e de apoio ao projeto.

“As custas na Paraíba é uma das mais altas do Brasil, por isso precisamos dá uma resposta de mudança urgente a sociedade”, disse Odon Bezerra.

 

PB Agora

Últimas notícias

Com 4 indicações de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar, Kleber Mendonça planeja longa sobre os “fantasmas” do Recife dos anos 30

Após o sucesso de "O Agente Secreto", que conquistou dois Globo de Ouro e levou quatro…

26 de janeiro de 2026

João Pessoa tem mais de 49 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

Governo do Brasil inicia, nesta segunda-feira (26.01), mais uma etapa de implementação do Programa Gás…

26 de janeiro de 2026

Programa Gás do Povo passa a valer em João Pessoa a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (26), 49.017 famílias de João Pessoa passam a ser beneficiadas pelo…

26 de janeiro de 2026

Moraes pede relatório de visitas e rotina de Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26) que…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Pedro Cunha Lima confirma data de anúncio que deve oficializar apoio à pré-candidatura de Cícero ao Governo da PB

O presidente estadual do PSD na Paraíba e ex-deputado federal, Pedro Cunha Lima, confirmou nesta…

26 de janeiro de 2026