Categorias: Paraíba

OAB-PB se posiciona contra instalação imediata do PJe na Justiça do Trabalho

PUBLICIDADE

 A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através das comissões da Justiça do Trabalho e de Defesa das Prerrogativas, realizou reunião, na noite desta quinta-feira (18), para discutir a implantação do processo judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), nas varas do Trabalho de João Pessoa, prevista para o mês de novembro deste ano.

Na oportunidade, um grupo de cerca de 50 advogados militantes na área da Justiça do Trabalho definiram que a OAB-PB tem que se posicionar contra a implantação imediata do PJe por entender que o processo apresenta inúmeras falhas e não está maduro o suficiente para ser instalado em definitivo no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13).

O encontro contou com a presença do presidente em exercício da OAB-PB, Vital Bezerra Lopes; do secretário geral adjunto, Nildo Nunes; do tesoureiro, Marcus Túlio; do presidente da comissão de Prerrogativas, Marcio Maranhão; da presidente da comissão de Justiça do Trabalho, Cassandra Bonfim; do conselheiro federal e vice-presidente da comissão de
Tecnologia da Informação da OAB nacional, José Mário Porto, dentre outros advogados.

José Mário Porto enfatiza que a OAB-PB tem consciência de que o Processo Eletrônico em geral é um avanço e um programa irreversível, mas considera o PJe um retrocesso para a Paraíba e sua instalação completamente inoportuna, devido aos problemas de operacionalização, que acarretarão danos imensuráveis para a advocacia com repercussão sobre os jurisdicionados. “Um processo que está em construção não merece instalação imediata”, ponderou.

O conselheiro também faz questão de ressaltar que o objetivo da OAB-PB não é criar nenhum tipo de “cavalo de batalha” com o TRT, mas pleitear o adiamento da implantação para o ano de 2016, seguindo a previsão da Resolução n. 185 do CNJ, de dezembro de 2013. Nas varas que já ocorreu à implantação do PJE a situação é de verdadeiro “Pesadelo Judicial”, isto porque é um programa com limitações de recursos e para seu uso se exige um verdadeiro curso de computação por parte dos advogados.

Ele também elogiou o atual sistema do Tribunal – o SUAP (Sistema Unificado de Acompanhamento Processual). “Há10 anos o TRT-PB tem um sistema eletrônico de vanguarda que funciona a contento, e é elogiado em todo o país, com premiações nacionais. O problema é que o PJe não está pronto para funcionar e atender plenamente as necessidades profissionais da advocacia”, sustentou.

José Mário Porto citou como os principais problemas do sistema a dificuldade de ajuizamento de ações, o que fere o princípio constitucional do acesso à Justiça, bem como a limitação de conexão para o recebimento de documentos. “Aliado a isto, o advogado é cadastrado pelo CPF e não pelo registro na OAB, que é sua entidade de classe. Isso vai de encontro ao Estatuto da Advocacia, que é a Lei Federal 8906/94”, completou o conselheiro.

Já o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB, Márcio Maranhão, destaca que o PJe não ordena os documentos de forma correta quando protocolizados, deixando completamente desordenadas as peças processuais. “È um sistema que não dá baixa em processos findos, eternizando as demandas, como é observado nos locais onde já está em execução”, afirmou.



Redação com Assessoria

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026