Categorias: Paraíba

OAB-PB realizará manifestação no Fórum do Trabalho contra instalação do PJe

PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da comissão de Justiça do Trabalho, irá realizar, nesta quarta-feira (15), manifesto contra implantação imediata do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas Varas do Trabalho de João Pessoa. O evento acontecerá a partir das 09h00, no Fórum Maximiano Figueiredo, localizado na avenida Odon Bezerra, no bairro de Tambiá.

A manifestação faz parte das atividades da campanha OAB-PB: “PJe Sistema em Construção”, que se opõe a instalação imediata do Processo Judicial Eletrônico Imediatamente. A presidente da comissão de Justiça do Trabalho, Cassandra Bonfim, destaca que o desejo da advocacia é retardar o máximo possível a implantação, efetivando o sistema apenas quando ele estiver mais aperfeiçoado e não contendo tantas falhas, como ora se verifica.

 

“O maior reclame da advocacia prende-se ao fato de que não se muda um sistema processual eletrônico para pior, pois toda mudança deve ser para melhorar e beneficiar os usuários”, afirmou.

O conselheiro federal e vice-presidente da comissão de Tecnologia da Informação da OAB nacional, José Mário Porto, enfatiza que a OAB-PB tem consciência de que o Processo Eletrônico em geral é um avanço e um programa irreversível, mas considera o PJe um retrocesso para a Paraíba e sua instalação completamente inoportuna, devido aos problemas de operacionalização, que acarretarão danos imensuráveis para a advocacia com repercussão sobre os jurisdicionados. “Um processo que está em construção não merece instalação imediata”, ponderou.

O conselheiro também faz questão de ressaltar que o objetivo da OAB-PB não é criar nenhum tipo de “cavalo de batalha” com o TRT, mas pleitear o adiamento da implantação para o ano de 2016, seguindo a previsão da Resolução n. 185 do CNJ, de dezembro de 2013. “Nas varas que já ocorreu à implantação do PJE a situação é de verdadeiro Pesadelo Judicial, isto porque é um programa com limitações de recursos e para seu uso se exige um verdadeiro curso de computação por parte dos advogados”, frisou.

No final do mês passado, vários advogados trabalhistas da Paraíba mantiveram audiência com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) João Batista de Brito Pereira, corregedor geral da Justiça do Trabalho, para debaterem o desempenho do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT 13) e especialmente a implantação PJe no Fórum Maximiano Figueiredo. Na oportunidade, foi entregue ao ministro um manifesto da OAB-PB apresentando as deficiências do PJe.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025