Categorias: Paraíba

O outro lado: na Paraíba, criador derruba estereótipos e mostra como é possível fazer de um Pit Bull um amigo

PUBLICIDADE

O OUTRO LADO: na Paraíba, criador derruba estereótipos e mostra como é possível fazer de um Pit Bull um amigo

Carinhoso, companheiro, amigo, leal, obediente, prestativo, esperto e acima de tudo um protetor. Essa é a definição mais completa do criador de cães da raça AMERICAN PITBULL TERRIER, Rondinelli Trajano para tentar desmistificar e derrubar os estereótipos que rodeiam esses animais. 

Proprietário do Canil Soul of Bull, localizado no bairro de Tibiri II, no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa e que é especializado na criação de cães dessa raça, Trajano conta hoje com cerca de dez animais, entre machos e fêmeas, uns ainda filhotes que estão à venda, outros já grandes e domesticados.

Segundo ele, é preconceito rotular os cães Pit Bulls como antissociais, já que, um estudo feito nos Estados Unidos da América mostra que essa raça tem 86,8% de aprovação no quesito amabilidade e lealdade. O teste de temperamento em sociedade, o  “American Temperament Test Society” é disponilizado para os criadores de todas as raças, onde são pontuadas em porcentagem de “Aprovado” e “Reprovado”.


“Várias raças são testadas e em testes realizados, o Pit Bull teve um índice de aprovação de 86,8%, ou seja, Pit Bulls são maravilhosos, amáveis e leais companheiros, no entanto é necessário compreender sua natureza para poder estabelecer uma posição de liderança positiva. Criadores de Pit Bulls devem conhecer os propósitos iniciais da raça, respeitar seus limites e potencial”, asseverou.

No ranking, o American Pit bull terrier é o quarto mais amável – sendo o primeiro o Labrador Retriever com 93,32%, em segundo o Pug com 91,13%,  em terceiro o Staffordshire Bull Terrier com 90,34% e o American Pitbull vom 86,8 % em quarto. “Esse é o ranking das raças mais sociáveis e amáveis”, comemora Rondinelli.

O criador esclarece, no entanto, que, como qualquer outra raça, o Pit Bull pode ter problemas de temperamento se for mal tratado, mal cuidado (alguns donos deixam seus cães dias sem comer, no escuro e ainda batem neles, para que fiquem agressivos).

“Por isso é importante avaliar o temperamento do seu cão na hora de adquiri-lo. Diferente do mito propagado pela mídia, agressividade com humanos não é um problema específico da raça Pit Bull, pois qualquer cao pode se tornar violento se você treina-lo para este fim. Mas o que é bom deixar claro é que Pit Bulls tendem a ocupar os primeiros lugares nos rankings de temperamento amigável”, disse.

Outra característica muito importante do Pit Bull é justamente seu amor pelas pessoas.

“Infelizmente a mídia os coloca como vilões, mas é comum pessoas se surpreenderem ao terem contato pela primeira vez com um. Cães dessa raça são, sem dúvida, muito carinhosos e realmente precisam da atenção do dono. Não resistem a um carinho na barriga! Acabam até se tornando um membro da família. Fazem tanta festa quando os moradores da casa (e qualquer pessoa que os acompanhe) chegam, que os proprietários chegam a se preocupar como uma coisa tão dócil daquelas seria capaz de proteger sua casa e sua família”, relatou.

A PAIXÃO

Trajano disse que sempre teve amor pela raça animal, mas estava deteminado a encontrar uma raça forte, que ele pudesse correr com ele todos os dias, escalar rampas, ladeiras, nadar e realizar várias atividades juntos.

“Acabei descobrindo nos Pit Bulls todas essas qualidades, eles nao sao uma raça como qualquer outra. Eles são um pouco mais do que um cão normal pode ser. Os Pit bulls são superiores física e mentalmente, características que fazem deles excelentes parceiros para donos responsáveis e ativos. Essas mesmas características podem fazer deles um pouco difíceis de lidar, para aquelas pessoas que não tem experiência com cães ou não conhecem direito a raça. Pit Bulls são fortes, cheios de energia e ágeis. Eles também são muito carinhosos e fáceis de lidar. “Determinação” é uma de suas mais notáveis características. Qualquer coisa que ele decida fazer, vai fazê-lo com o coração e a alma”, destacou.

O pitbull, conforme o criador, é um cão muito apegado ao dono. Gosta de estar sempre junto dele. “Cães dessa raça fazem tudo o que o dono incentiva. Se for a agressividade, ele será agressivo. Se for a amabilidade, concerteza será amável e dócil”

E, quem quiser adquirir um desses amigos basta apenas entrar em contato através do (83) 8813-1006.

SOBRE OS ATAQUES

Para o criador, os ataques de Pitbull a pessoas, principalmente a criancas podem ter várias explicações. A mais provável, em sua opinião, é de que o animal tenha recebido incentivo à violência durante a criação ou de que seja descendente de cruzamentos genéticos desaconselháveis.

“O que eu oriento é que as pessoas que queiram comprar um cão, antes estudem a raça e sempre optem por um cão que tenha pedigree, para assim você ter conhecimento da linhagem do animal, da árvore genealogica, porque é bom saber antes de tudo o comportamento dos pais do bicho”, alertou.

Trajano lembra que outros cachorros de outras raças também já atacaram o seres humanos, como os da raça fila ou do rottweilers  e que o problema nao está na raça e sim na criação.

“Se um criador ou proprietário de um Pit Bull o incentiva a ser agresivo então ele deve arccar com as consequências  dessa criação”, atestou.
 


 

“É PRECISO SABER CRIAR”, DIZ VETERINÁRIA

 

Quem vai a uma clínica veterinária em Maceió, pode se surpreender ao ser recepcionado por uma cadela Pit bull de nome Alice, que circula tranquilamente pelos cômodos do estabelecimento, mostrando graciosidade e doçura.. A veterinária Adriana Matos, proprietária do animal afirma a todo tempo que Alice é fruto da forma como foi criada, com amor e muito carinho.

Para os que defendem a extinção do pit bull, a veterinária, afirma, que é contra essa medida radical. “Assim como o homem, o animal é produto do meio em que vive”, explicou, afirmando que o cachorro é de um tipo que não pode ser criado de forma irresponsável, jogado em um cato qualquer da casa. “Se o cachorro vive em um lugar preso, criado sem amor, largado, claro que vai se tornar agressivo”, explicou.
 

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464