Foto: Kleide Teixeira
A malha aérea brasileira segue em expansão, impulsionada especialmente pelo aumento da demanda por destinos turísticos durante o período de férias, no mês de julho. Acompanhando esta tendência, a Paraíba registra um aumento de 20% no número de assentos em voos com destino ao Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado, com o reforço das conexões a partir de São Paulo, um dos principais polos emissores de turistas para a região.
Isto é o que aponta um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo o qual a oferta de assentos para voos domésticos no país cresceu 6% em relação a julho de 2024, totalizando 11 milhões de lugares distribuídos em 68,3 mil operações previstas.
O presidente da Abear, Juliano Noman, destacou que a indústria da aviação vive um momento de retomada e confiança. Segundo ele, com novas rotas e voos extras, as companhias aéreas ampliaram a malha para atender à alta temporada de julho, superando pela primeira vez os números do período pré-pandemia. A oferta de assentos nos primeiros cinco meses do ano atingiu 48,8 milhões, representando um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019.
Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, o crescimento da malha aérea reflete um trabalho estratégico integrado entre o governo estadual, o setor turístico e as companhias aéreas. “O aumento de 20% na oferta de assentos com destino à Paraíba é extremamente significativo e demonstra que o estado está consolidado como um destino competitivo, com boa infraestrutura, segurança e experiências diferenciadas para os visitantes”. Lucena também ressaltou que o estado está preparado para receber um volume maior de turistas durante as férias e que a expectativa é de continuidade no crescimento ao longo do segundo semestre.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, reforçou o impacto positivo da ampliação da malha aérea na economia local. Segundo ela, o turismo é uma das principais alavancas do desenvolvimento do estado, e o aumento no número de voos fortalece essa vocação. Rosália destacou ainda que a maior conectividade facilita o acesso à Paraíba, gera empregos, movimenta a cadeia produtiva e contribui para o crescimento da região.
Secom-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…
O cenário político para 2026 segue indefinido no campo governista. Nesta sexta-feira (5), o vice-presidente…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou nesta sexta-feira (5) sobre a conversa recente que…
A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, deixou claro nesta sexta-feira (5)…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Jair Bolsonaro afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.…