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Número de turistas estrangeiros cresce 22% na Paraíba, aponta Embratur

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O número de turistas estrangeiros que escolheram a Paraíba como principal destino de viagem no Brasil cresceu 22,3% até maio de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela Embratur, com base em informações da plataforma internacional ForwardKeys, que monitora reservas globais de passagens aéreas.

Os principais mercados emissores responsáveis por esse crescimento foram Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Paraguai e Alemanha, reforçando o potencial da Paraíba como destino turístico em ascensão no Nordeste brasileiro.

Segundo a pesquisa mais recente do Ministério do Turismo, realizada em 2019, apenas 0,5% dos turistas internacionais que visitaram o Brasil tinham o estado como destino final. Com base nesse percentual, estima-se que cerca de 31 mil estrangeiros incluíram cidades paraibanas em seus roteiros naquele ano. Os dados mais recentes, no entanto, apontam para uma mudança positiva nessa realidade.

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a presença do estado em feiras internacionais tem sido fundamental para ampliar a visibilidade da Paraíba no mercado externo. “Recentemente, tivemos o lançamento do Plano Brasis, mais um passo estratégico para consolidar esse processo de internacionalização, especialmente com o avanço do Polo Turístico Cabo Branco, que em breve vai concentrar diversas atrações e serviços voltados tanto para o turismo nacional quanto internacional”, destaca.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ressalta que o avanço registrado em 2025 sinaliza uma tendência de crescimento contínuo no interesse do público estrangeiro pelos nossos atrativos, impulsionado por ações de divulgação, investimentos em infraestrutura e a valorização das nossas belezas naturais e culturais.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sinaliza que o crescimento observado na Paraíba acompanha o momento positivo visto em todo o país. “O Brasil tem colhido bons frutos do trabalho de promoção internacional que vem sendo feito desde 2023 e que está reposicionando a imagem do nosso país no exterior, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros. Com a Paraíba não é diferente, ainda mais quando o estado vem investindo para estar cada vez mais preparado para receber turistas de todo o mundo. Esse crescimento pode ser ampliado, inclusive, graças ao potencial turístico que a Paraíba possui. Ganha o país, ganha o estado e ganha também quem vive aqui, com o turismo gerando emprego, renda e desenvolvimento social”, comentou.

Secom-PB

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