A Paraíba o tempo todo  |

Número de cheques devolvidos aumenta 4,6% na PB

Apesar de estar cada vez mais em desuso, o número de cheques devolvidos nos primeiros quatro meses de 2010 aumentou 4,6% na Paraíba, segundo o Indicador Serasa Experian. A taxa apresentou um leve recuo quando comparado ao primeiro trimestre (4,7%).

Já no país, o cenário é de queda. No período de janeiro a abril, apresentou o menor índice nos últimos cinco anos (1,91%), acima somente do número de 2005 (1,78%). O índice de cheques devolvidos em abril é inferior também em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundo alcançou 2,22%.

A Paraíba permanece classificada na décima posição de maior índice de emissão de cheques sem provisão de fundo do país, mas no ranking da Serasa os Estados do Nordeste e Norte lideram. Amapá segue líder do ranking com o maior percentual de cheques devolvidos (10,97%), mas apresentou recuo em relação aos 13,95% registrados em março. Dos dez Estados, seis são do Nordeste e outros quatro são do Norte. Do Nordeste, as maiores taxas são do Maranhão (9,97%), Sergipe (6,86%), Piauí (5,8%), Rio Grande do Norte (5,16%), Alagoas (4,68%) e a Paraíba (4,6%).

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista da Paraíba, José Artur de Melo Almeida, “a questão do cheque sem fundo é intrigante, pois a queda nos últimos anos é algo assustador. Cada vez mais lojas deixam de receber essa forma de pagamento no comércio pela sua insegurança e risco no recebimento. Na prática, o cartão de crédito e o pagamento à vista são os pagamentos recorrentes e crescentes no comércio”, declarou.

Melo criticou a “frouxidão” dos bancos no controle de emissão dos cheques. “Como as instituições bancárias ganham de todo jeito, ou seja, cobram taxas em cheques devolvidos e na emissão de talões, não estão preocupados com esse controle”, revelou.

 

Jornal da Paraíba

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe