Carteira de Identidade Nacional — Foto: Divulgação / Governo Federal
Em vez de RG, agora é CIN – Carteira de Identidade Nacional. O documento já está sendo emitido na Paraíba através do Instituto de Polícia Científica (IPC). A mudança mais evidente é a ausência do “número de identidade”. O CIN traz apenas o número de cada cidadão brasileiro do Cadastro de Pessoa Física – o CPF.
Para emitir o documento não é necessário ter pressa. A substituição do documento vai até 2032, ano em que termina o período legal para que os estados alcancem a meta de emissão do CIN.
A primeira emissão da CIN, assim como era com o RG, permanece gratuita. Basta acessar o site do IPC, agendar o serviço e escolher local, data e hora para o atendimento nas Casas da Cidadania.
Nos municípios onde o agendamento não é necessário, a população só precisa comparecer às Casas da Cidadania ou procurar postos de identificação municipais.
Com o RG, brasileiros poderiam ter vários documentos de identidade em todos os estados do país, cada um com uma numeração. Já com o CIN, a numeração passa a ser unificada para todo território nacional.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…
A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…
Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…
Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…
A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…