Em tempos de seca e de racionamento, um novo elemento deve chamar a atenção dos turistas que comparecerem ao Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo. Não se trata da cidade cenográfica nem tão pouco dos trios de forró que animam a festa.
Como forma de abastecer os barraqueiros localizados no espaço público durante os festejos do São João, a prefeitura perfurou um poço artesiano em pleno Parque do Povo. Como a água que jorrou do poço não foi suficiente para garantir o abastecimento, um novo equipamento deve ser perfurado nesta terça-feira.
O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, comentou que será feita uma avaliação da qualidade da água antes de ser liberada para o uso. “O objetivo é garantir o suprimento de água para a estrutura do Maior São João do Mundo. A preocupação da prefeitura é de que não prejudique de maneira nenhum o racionamento implantado pela Cagepa. Será o primeiro poço a ser perfurado”, comentou. Ele também assegurou que nesta terça-feira, 12, haverá a perfuração de mais um poço para o atendimento das demandas de quem vai trabalhar no Parque do Povo. Com base em informações de profissionais responsáveis pelos primeiros levantamentos, existe a possibilidade de uma boa vazão.
A perfuração do poço foi feita pela empresa Yvel, mas logo no início da manhã, equipes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) fizeram a interdição da área para a realização dos serviços.
O trabalho de análise da qualidade da água que vai abastecer o Parque do Povo será feito pela Vigilância Sanitária, vinculada a Secretaria de Saúde. Ainda de acordo com Ruiter Sansão, a prefeitura estuda a perfurações de outros poços na cidade, principalmente para atender escolas e creches. O projeto ainda está na fase de avaliação da viabilidade técnica da perfuração.
O último registro de volume do principal reservatório da região, o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, indicava menos de 29,6% de sua capacidade. O reservatório abastece, além de Campina Grande, outras 19 cidades do Compartimento da Borborema.
Redação








