Nota de Esclarecimento
Com o intuito de esclarecer e orientar a população da Paraíba quanto ao fechamento de agências dos Correios no estado, a Diretoria Regional dos Correios na Paraíba vem a público esclarecer:
1. O fechamento de agências dos Correios na Paraíba, ocorrido a partir de ontem (01 de outubro) envolve apenas parte de sua rede terceirizada, as ACFs (Agência dos Correios Franqueadas), não estando inclusas nesta natureza as Agências dos Correios Próprias nem as Agências dos Correios Comerciais (ACCs).
2. As novas agências de Correios franqueadas, também conhecidas como AGF, fazem parte do novo modelo de unidade de atendimento terceirizado da ECT, selecionadas em procedimento licitatório específico e contratada pela ECT para o desempenho da atividade de franquia postal (art. 2º, §3º, I do Decreto 6.639/08). As antigas franqueadas (ACFs) foram implantadas em todo o país no início dos anos 90, tendo sido estabelecidas por meio de contratação direta, em um período anterior à lei 8666/93, a Lei das Licitações. O Tribunal de Contas da União (TCU) estabeleceu a exigência de procedimento licitatório para a outorga de novas franquias dos Correios.
3. Salvo por decisão judicial, todas as ACFs estarão fechadas, inclusive, de maneira provisória, as que migrarão para o novo modelo as quais passarão por vistoria técnica para início das atividades como AGF.
4. Em João Pessoa, além das cinco agências próprias, localizadas em Mangabeira, Agua Fria, Cidade Universitária e Cruz das Armas, a população de João Pessoa pode se dirigir às sete ACCs instaladas na cidade, localizadas nos bairros dos Bancários, Bessa, Cristo Redentor, Bairro dos Estados e Manaíra. Nas cidades de Campina Grande, Patos e Bayeux, em que também existiam as ACFs, a população pode se dirigir à rede de atendimento própria. Para mais informações a respeito da localização das agências, basta acessar o site dos Correios, onde se encontram todos os endereços da rede de atendimento na Paraíba.
5. Não haverá apagão postal, pois nossos clientes serão atendidos pelas Agências Próprias de Correios e ACCs, nessas cidades, sendo garantidas a postagem e entrega de cartas e encomendas.
6. As novas agencias franqueadas (AGFs) passarão por uma padronização que vai de encontro com a política de modernização dos Correios, como a de promover a universalização e melhoria do atendimento ao público.
As novas fraqueadas passarão a utilizar o mesmo sistema automatizado de atendimento online utilizado pelas agências próprias, imóveis compatíveis com a quantidade de guichês, mobiliários e equipamentos adequados /padronizados/ergonômicos, e a mesma comunicação visual das Agências Próprias, representando uma melhoria no atendimento à população.
Assessoria de Comunicação dos Correios/PB
Com sete grandes eventos, o Carnaval da Paz 2026 de Campina Grande, no Agreste da…
Em entrevista ontem (11), a imprensa, o presidente estadual do PSD, ex-deputado federal Pedro Cunha…
Mais um crime para a polícia investigar. E umas compras que não chegaram ao fim.…
Em entrevista na noite de ontem ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM, o…
A Polícia Militar abordou um carro e prendeu um suspeito com uma pistola e munições,…
A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA),…