Nomeado por Bolsonaro, Valdiney Gouveia participa de reunião com presidente Lula e reitores de todo o país

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, participou, nesta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, de reunião entre os reitores de universidades e institutos federais de todo o país e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o Reitor entregou ao Presidente um documento com os pedidos da UFPB, sendo o principal deles recursos para a conclusão do Centro de Convenções da UFPB.

O encontro do Presidente com os reitores contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Casa Civil, Rui Costa.

Em sua fala, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o País inicia um novo momento na educação; comentou sobre estreitar a relação com as universidades e os institutos federais e que o governo precisa criar oportunidades no Brasil a fim de combater as desigualdades.

“Não existe nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação de seu povo”, disse, em sua fala inicial no encontro.

O Presidente anunciou, ainda, que será realizada uma reunião anual com os reitores para ouvir as demandas das instituições de ensino superior.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, afirmou que a reunião ocorreu em clima de muita tranquilidade e informou que, aproveitou a oportunidade para sugerir à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a criação de um centro interdisciplinar sobre mudança climática. Além disso, entregou pessoalmente ao Presidente Lula as demandas da UFPB.

“O nosso grande pedido ao Presidente é o nosso Centro de Convenções”, afirmou o Reitor Valdiney Gouveia. O local será um centro cultural que também abrigará o Memorial Mestre Sivuca, compositor, multi-instrumentista e artista paraibano consagrado nacional e internacionalmente.

O ministro da Educação destacou que essa reunião tem um simbolismo muito forte. “Isso mostra que o governo do presidente Lula é um governo de diálogo, ele abre as portas para o que há de mais importante no país, que é a educação, que são as universidades, que são os institutos federais, que formam e geram sonhos da nossa juventude e da nossa sociedade brasileira”, disse Camilo Santana.

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026